Pais, alunos e professores da escola Arthur Guimarães, localizada na capital paulista, criaram o projeto “Democratizando o Uniforme Escolar”, com o objetivo de tornar o uniforme acessível a todas as crianças.
O Grêmio Estudantil, Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres realizaram uma grande ação de gestão democrática e participativa. Em março, cerca de 200 pais, alunos e professores se reuniram para estampar 700 camisetas brancas com o logo da unidade de ensino. Eles utilizaram a técnica de silk screen, um processo de impressão de texto ou gravura em uma superfície.
A ideia surgiu durante uma reunião quando a equipe gestora decidiu expor ao Conselho de Escola a intenção de tornar o uniforme mais acessível aos alunos. “Os pais participaram em massa do nosso sábado letivo. Todos os pais sem exceção gostaram da ideia de uniformizar seus filhos, ficaram muito felizes pois o uniforme além de identificar o aluno é uma ótima economia para suas roupas”, disse a professora Agda Melani Polidoro.
“Eu gostei muito. Eu amei porque foi feita pelos meus pais com a ajuda da diretora. Gostei da cor e do emblema, agora venho todos os dias de uniforme”, conta a aluna Vitória Pimenta de Luna.
Na ocasião, os professores realizaram também com os alunos atividades lúdicas de Matemática e Língua Portuguesa.