As escolas da rede estadual agora têm a chance de contar a história de seu patrono. Para atender as atribuições, orientar as escolas e criar um banco de dados foi lançado o Programa Memória Escolar, Educação e Patrimônio, que foca na preservação da memória e patrimônio escolar, com ênfase na pesquisa, na investigação e no debate. Para este fim, uma de suas ações consiste na pesquisa para o conhecimento da História dos Patronos das Escolas, por meio do levantamento de sua biografia e o processo de escolha de seu nome. Um cronograma prevê o prazo de entrega dos documentos entre 16 de junho e 6 de outubro. Veja abaixo o dia exato que sua escola precisa enviar as informações para a Diretoria de Ensino.
A iniciativa é uma ação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo através do Centro de Memória e Acervo Histórico CEMAH/CRE Mario Covas/EFAP.
Sobre as Orientações Referentes à Pesquisa
É necessário que os participantes definam os objetivos, o conteúdo, a estratégia a ser tomada e as formas de avaliação. Para facilitar o processo, basta verificar se já existe algum material publicado sobre o patrono da escola. A pesquisa pode ser feita na própria instituição, na Diretoria de Ensino, na imprensa local/regional, no departamento histórico da Prefeitura, na internet, entre outros.
O documento deve ser elaborado em PowerPoint, e ter, no máximo, cinco slides. Salve o projeto em PDF, e na capa faça uma arte com imagens da escola. Cuidado, pois as fotos escolhidas devem possuir autorização de uso de imagem. E não esqueça de colocar as legendas. Após contar a história do Patrono, insira no último slide todas as fontes de pesquisa utilizadas e as datas que as fontes foram acessadas, e indique a autoria do texto, que poderá ser de um aluno, um professor ou feito em coletividade.
O programa é uma excelente oportunidade de colocar o seu lado repórter para funcionar, para isso, basta procurar fontes que conviveram com o patrono da escola, como familiares e amigos. Utilize o acervo da escola como fonte de pesquisa, verifique se existe algum documento, como fotos ou objetos que tenham pertencido ao homenageado. Apure todos os fatos. Tenha certeza de que as histórias são verdadeiras. Depois, é só escrever o texto que irá representar a sua escola.
Clique aqui e assista alguns vídeos que vão te auxiliar na construção do seu projeto sobre a História do Patrono.
Sobre o Envio do Documento
O material deverá ser entregue em CD para a Diretoria de Ensino, para o responsável na oficina pedagógica. A diretoria deverá reunir todos os arquivos recebidos das escolas e gravar em um único CD ou DVD e encaminhar para o CRE Mario Covas, de acordo com o cronograma dividido nos Polos das Diretorias de Ensino (tabela abaixo), no endereço: avenida Rio Branco, 1260 – CEP: 01206-001 – Campos Elísios/SP, aos cuidados do CEMAH – Centro de Memória e Acervo Histórico/CRE Mario Covas/EFAP.
Cronograma de Entrega
Polo 1 – Entrega em 16/06/2017
Diretorias Centro, Centro Oeste, Norte 1 e Norte 2
Polo 2 – Entrega até 16/06/2017
Diretorias Leste 1, Leste 2, Leste 3, Leste 4 e Leste 5
Polo 3 – Entrega até 16/06/2017
Diretorias Centro Sul, Sul 1, Sul 2 e Sul 3
Polo 4 – Entrega até 16/06/2017
Diretorias Guarulhos Norte, Guarulhos Sul, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano
Polo 5 – Entrega até 16/06/2017
Diretorias Diadema, Mauá, Santo André e São Bernardo
Polo 6 – Entrega até 01/09/2017
Diretorias Caieiras, Carapicuíba, Itapecerica da Serra, Itapevi, Osasco e Taboão da Serra
Polo 7 – Entrega até 01/09/2017
Diretorias Andradina, Araçatuba, Birigui, Fernandópolis, Jales, Penápolis e Votuporanga
Polo 8 – Entrega até 01/09/2017
Diretorias Araraquara, Franca, Jaboticabal, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos, São Joaquim da Barra e Sertãozinho
Polo 9 – Entrega até 01/09/2017
Diretorias Adamantina, Assis, Paranapanema, Ourinhos, Presidente Prudente, Santo Anastácio e Tupã
Polo 10 – Entrega até 01/09/2017
Diretorias Apiaí, Itararé, Itapetininga, Itapevi, Itu, São Roque, Sorocaba e Votorantim
Polo 11 – Entrega até 06/10/2017
Diretorias Americana, Bragança Paulista, campinas Leste, Campinas Oeste, Capivari, Jundiaí, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba, Sumaré e São João da Boa Vista
Polo 12 – Entrega até 06/10/2017
Diretorias Miracatu, Registro, Santos e São Vicente
Polo 13 – Entrega até 06/10/2017
Diretorias Caraguatatuba, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Taubaté
Polo 14 – Entrega até 06/10/2017
Diretorias Barretos, Catanduva, José Bonifácio, São José do Rio Preto e Taquaritinga
Polo 15 – Entrega até 06/10/2017
Diretorias Bauru, Botucatu, Jaú, Lins, Marília, Piraju e Avaré