terça-feira, 29/08/2006

Peças teatrais e filmes integram programação do 3º Encontro de professores de Filosofia da rede estadual

Professores elaboraram metodologias e estratégias para uma aula diferenciada Teatro e filosofia. Mistura perfeita para dar continuidade às ações descentralizadas do projeto Filosofia e Vida, da Secretaria de Estado da […]

Professores elaboraram metodologias e estratégias para uma aula diferenciada

Teatro e filosofia. Mistura perfeita para dar continuidade às ações descentralizadas do projeto Filosofia e Vida, da Secretaria de Estado da Educação. Durante o 3º Encontro para professores de Filosofia do Ensino Médio realizado pela Diretoria de Ensino de São Carlos, no interior do Estado, dia 16, duas obras integraram a programação do evento: a peça russa O Urso, de Tchecov, e o filme Sonhos, de Akira Kurosawa.

A orientação técnica conduzida pelo assistente técnico pedagógico de Ciências Humanas, Hivanildo Pietronero, e pelo professor multiplicador Wilson Fernandes, trouxe à discussão dois grandes temas de formação: A Educação do Olhar e o Drama Humano – A Morte. A sensibilização do público veio à tona com o curta-metragem canadense ZEA. Durante o filme os professores puderam dar opiniões e trocar idéias. “Todos concluíram que a Filosofia é a arte de vivenciar a sabedoria e que o estudante pode encontrar nela o sentido máximo do seu existir”, contou Hivanildo Pietronero. Outra obra discutida durante o encontro foi o texto Todo Ponto de Vista é a Vista de Um Ponto, do teólogo Leonardo Boff, extraído da fábula “A Galinha e a Águia”. Oportunidade perfeita para conduziu a reflexão sobre o despertar da humanidade.

O segundo tópico da pauta, O Drama Humano – A Morte foi apresentado por meio de episódios do filme Sonhos, de Akira Kurosawa, Corvos, em homenagem ao pintor Van Gogh e sua relação com a morte. Depois foi a vez de Povoado dos Moinhos, reflexão sobre o rito funerário no Japão. E não foi só. A programação incluiu ainda o estudo em torna da linguagem O Grito, de Edvard Munch, e ainda, o texto sobre a morte escrito por Maria Helena Aranha. Durante o encontro os professores elaboraram metodologias e estratégias para uma aula diferenciada.

Teatro que ensina

Para encerrar os trabalhos, os professores assistiram a montagem de O Urso , do dramaturgo russo Anton Tchecov, encenada pelo grupo Alfarrábios e Filipetas , vinculado à Universidade Federal de São Carlos (USFSCar). A comédia abordou vários temas do cotidiano, tais como: fidelidade, alegria, paixão, dor, ética, moral, a existência humana e a igualdade de sexos. Os atores Cristina Prado, Yolanda Tikora e Valdir Maier dialogaram com os professores e esclareceram várias dúvidas.