quarta-feira, 05/12/2018

Plataforma on-line mostra sotaques de diferentes regiões

Através da ‘Localingual’, usuários podem ouvir e conhecer pronúncias de diferentes países e estados brasileiros

Pelo tamanho do Brasil, é difícil mensurar a quantidade de culturas, costumes e sotaques presentes em todo território. Este último, além de marcar características regionais, é fundamental para transformar a língua brasileira extremamente rica.

Pensando nisso, a plataforma “Localingual” se tornou uma ferramenta para facilitar a compreensão de sotaques de diferentes regiões do mundo. Por meio dela, usuários podem acessar um mapa interativo on-line no qual é possível ouvir trechos de falas de pessoas de diversos países.

– Clique aqui para acessar o site

Já parou para pensar qual a diferença entre o sotaque pernambucano e o cearense? E o francês falado na França e no Canadá? Essas são algumas dúvidas que os internautas podem tirar de maneira rápida, fácil e com um simples clique.

O site mostra um mapa-múndi com todos os países. Conforme se dá um zoom na imagem, as regiões são destacadas. Ao clicar, é possível ouvir o som de vozes locais.

Para isso, do lado esquerdo da tela, clique no botão “listen to voices from this region” (ouça as vozes dessa região, em português) e uma aba com diversas frases se abrirá. Aperte nas carinhas (de homem ou mulher) que aparecem e ouça o som das vozes locais.

O site foi ao ar no início de 2017 e as gravações são enviadas por voluntários. Por isso, mesmo com mais de 18 mil diferentes gravações, ainda há diversos locais com poucos ou nenhum exemplo de falas. A experiência ainda sim é bem divertida!