• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 12/11/2021
Notícia

Políticas inovadoras da Seduc-SP marcam presença na Campus Party 

Conhecida como um dos maiores festivais de tecnologia, educação e empreendedorismo, a Campus Party está de volta até dia 15 novembro, agora em formato híbrido. Além da programação presencial, são […]

Conhecida como um dos maiores festivais de tecnologia, educação e empreendedorismo, a Campus Party está de volta até dia 15 novembro, agora em formato híbrido. Além da programação presencial, são dois palcos digitais, o Joy of Life que fala de criatividade e entretenimento e o New Horizons, que fala de Educação e Cidades. Na última quinta (11), a coordenadora do Centro de Inovação de SP esteve no palco Joy of live para falar sobre as políticas inovadoras da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

Antes mesmo da Seduc-SP implementar o componente curricular de tecnologia e inovação em 2019, a coordenadora lembra que “já era necessário passar uma transformação cultural e, assim, criamos a Expo Movimenta Inova, que trabalha com eixos da temática, aproxima os estudantes do projeto de vida, apresenta palestras e reconhece e valoriza as práticas dos alunos em três categorias: Feira de ciências, Mostra de aprendizagem criativa e robótica e o Hackathon.”

A Expo Movimento Inova foi uma estratégia para implantação da inovação curricular e, fechando esta tríade tecnológica, foi criado do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), conta Débora: “A inovação na educação deve ser entendida de forma transversal e integrada e o CIEBP é resultado desta trajetória de inovação na rede estadual.”

Atualmente, a rede estadual paulista possui dois Centros de Inovação, um na capital no bairro de Perdizes e outro no interior, em Sorocaba. Até abril de 2022, serão 24 unidades em todo o estado com professores formados e preparados por grandes parceiros da área, e todas têm espaços para atividades com uso de computadores, programação, robótica, jogos digitais, pesquisa e ideação de projetos. Cada unidade também abriga um pequeno estúdio do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP) de gravação, locução, sala maker de criatividade visual, prototipagem, fabricação digital, além de um Hub Educacional.