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quinta-feira, 26/01/2006
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Praia Grande contará com cinco escolas de tempo integral

O Governador Geraldo Alckmin e o Secretário adjunto da Educação, Paulo Barbosa, anunciaram nesta quarta-feira, 25 de janeiro, a entrega de uma nova unidade de ensino no litoral paulista. O […]

O Governador Geraldo Alckmin e o Secretário adjunto da Educação, Paulo Barbosa, anunciaram nesta quarta-feira, 25 de janeiro, a entrega de uma nova unidade de ensino no litoral paulista. O prédio, localizado no município de Praia Grande, é o quinto na cidade a integrar o programa Escola de Tempo Integral. A entrega simbólica ocorreu durante solenidade realizada no município.

A escola estadual Jardim Quietude contará com 12 salas de aula, 3 salas que serão utilizadas como centro de leitura e informática, além de quadra coberta e acesso a portadores de necessidades especiais. Tudo isso distribuído em mais de 2.600 metros quadrados de área construída.

A unidade está entre as 23 que integram o projeto na Baixada Santista, sendo 12 vinculadas à diretoria de ensino de São Vicente e 11 a Diretoria de Santos. Na região, mais de 10 mil alunos serão beneficiados. Todas as escolas agora se preparam para implantar o projeto no início do ano letivo, marcado para 13 de fevereiro.

Saiba mais
O projeto didático-pedagógico, maior novidade da Escola de Tempo Integral, poderá assumir feições diferenciadas de uma escola para outra, dependendo da realidade cultural, econômica e das necessidades da comunidade. Em todo o Estado serão 500 unidades de ensino que atuarão em período integral a partir deste ano letivo. Os alunos entrarão às 7 horas da manhã e sairão às 16h10.

Pela manhã, aulas de todas as disciplinas do currículo, inclusive Educação Física e Educação Artística. À tarde, oficinas culturais com atividades artístico-culturais (dança, música, teatro e artes plásticas), atividades esportivas (várias modalidades, além de atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos), orientação à pesquisa e aos estudos, resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, informática, práticas em salas ambiente de ciências físicas e biológicas, práticas de educação ambiental e qualidade de vida, que incluem “lien ch´i” e meditação.

A rotina diária incluirá, ainda, língua estrangeira moderna e filosofia (para trabalhar ética com crianças e a arte de conviver bem, estimulando o respeito e valores morais), além de atividades para desenvolver uma cultura de empreendedorismo e estímulo ao protagonismo juvenil.