sexta-feira, 18/06/2010

Primeiro mutirão do Visão do Futuro para alunos da rede estadual

A estimativa é que cerca de 4.000 crianças passem por consultas oftalmológicas nas unidades de saúde conveniadas ao programa

Neste sábado (19/06) será realizado o primeiro mutirão do programa Visão do Futuro neste ano voltado a alunos de 6 e 7 anos do Ensino Fundamental das escolas estaduais na capital.

Dos cerca de 92 mil alunos que fizeram os testes de acuidade visual aplicados em sala de aula por professores habilitados, estima-se que cerca de 4.000 crianças passem por consultas oftalmológicas. São encaminhados ao mutirão os estudantes que apresentarem dificuldade de leitura, visão inferior a 0,7 em um ou em ambos os olhos, diferença de visão entre os olhos ou sintomas como dor de cabeça e olhos avermelhados. Além disso, alunos que já usam óculos confeccionados há mais de um ano também são encaminhados para as consultas. Depois dessa fase, as crianças que necessitarem de óculos receberão o produto gratuitamente da Aconsp (Associação de Consulesas de São Paulo), por intermédio de parceiros da iniciativa privada. Neste ano apóiam o programa as empresas Fundação Volkswagen, o Moinho São Jorge e a Nestlé.

O mutirão será realizado das 8h às 17h no Hospital das Clínicas, no bairro Cerqueira César; na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); na Vila Mariana; no Instituto Cema, na Mooca; no Instituto Suel Abujamra, em Santo Amaro e na Aclimação; no Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal, no Ipiranga; e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Leste – Santa Marcelina, em Itaquera.

A primeira-dama e presidente do Fussesp (Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo), Deuzeni Goldman, irá acompanhar o mutirão no Hospital das Clínicas, a partir das 11h, com a companhia de algumas consulesas.

Os alunos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a ficha de encaminhamento gerada pelo sistema MAPA TAV da Secretaria de Estado da Educação. Os estudantes e seus pais terão transporte e lanche fornecidos pela Secretaria de Estado da Educação. Neste ano a pasta deve investir cerca de R$ 800 mil no transporte e alimentação dos alunos e de seus pais.

Desde a triagem no serviço de saúde à consulta médica e à dispensa do aluno, o tempo médio de atendimento deve ser de três horas. Durante os mutirões, as crianças terão o apoio de educadores universitários do programa Escola da Família que desenvolverão atividades lúdicas e de orientação ao longo do percurso e na unidade de saúde. Cada grupo de aluno será acompanhado por um educador universitário.

Os próximos mutirões de saúde serão realizados nos dias 26 de junho, 3 e 31 de julho e 7 e 21 de agosto.

Sobre o programa Visão do Futuro

Desenvolvido desde 2009 pelo Fussesp em parceria com a Aconsp, as secretarias estaduais e municipais da Educação e da Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o programa é destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular dos alunos da rede pública de ensino. O objetivo é oferecer aos estudantes melhores condições de estudo e uma melhor qualidade de vida.

Embora o programa seja destinado a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipal de ensino com idades entre 6 e 7 anos, neste ano, devido à mudança do Ensino Fundamental de oito para nove anos, também serão atendidos estudantes do 2º ano.

Neste ano, o programa Visão do Futuro pretende atender mais de 140 mil crianças. Além disso, os mais de cinco mil alunos que receberam óculos no ano passado passarão por uma reavaliação a partir do segundo semestre.