Criado durante a pandemia, canal “RicardoHemke” já tem mais de 8.000 inscritos e de 800 mil visualizações e auxilia alunos de outras regiões do Estado
Em 2020, quando professores e alunos se viram obrigados a ficar em casa em razão da pandemia de Covid-19, o professor de matemática Ricardo Hemke, de Guapiara, descobriu no YouTube uma forma de manter o compromisso da profissão e ainda ajudar mais pessoas com dúvidas sobre cálculos. Após três anos, o seu canal tem mais de 8.000 inscritos e são mais de 800 mil visualizações nos vídeos publicados por ele, todos eles com base no Currículo Paulista.
Quem acessa o perfil @RicardoHemke no YouTube se depara com mais de mil vídeos autorais do professor instruindo sobre o conteúdo de matemática aplicado para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º). Ele, inclusive, ressalta a qualidade do conteúdo digital de matemática da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e afirma que o material tem sido importante para o seu trabalho e para o aprendizado dos estudantes.
“Eu sou um grande fã de matemática desde muito cedo, e estar na posição de dar aula atualmente me faz muito bem. Meu objetivo, todos os dias, é oferecer o conteúdo como se estivesse ensinando as minhas filhas”, descreve o professor Ricardo, orgulhoso das jovens Ana Clara e Isabella.
De acordo com ele, que sempre teve domínio das plataformas digitais em razão da formação em ciência da computação, a ideia de fazer um canal que conversasse com o conteúdo aplicado em sala de aula foi dos próprios alunos, ainda em 2019, que viram na oportunidade uma forma de reproduzir as atividades em casa, como uma espécie de reforço.
A coragem para publicar o primeiro vídeo veio só no ano seguinte, em 21 de março de 2020, período que começou a lecionar na Escola Estadual Padre Antonio Dragone. “Havia muita insegurança envolvida, uma nova escola, o início de uma pandemia global, fora o fato de eu ser muito tímido para o canal. Definitivamente, foi o ano mais triste da minha vida”, descreve.
Em 2021, a sua primeira videoaula publicada já tinha mais de 1,2 mil visualizações e 50 comentários de não alunos agradecendo pelas dicas de geometria e os métodos das coordenadas. “Isso mexeu muito comigo e, por isso, tive que virar a chave. Intensifiquei os reforços escolares para as minhas filhas, que tiveram uma queda no aprendizado durante a pandemia, e fui tomando gosto pelo processo de gravar aulas”, descreve Ricardo, que hoje tem todo o seu conteúdo aberto para os usuários do YouTube.
“Há muito tempo sonhei em ser professor de matemática, mas nunca imaginei que, no meio do caminho, eu teria impacto nos estudos de quem eu nem conheço, ainda mais na internet”, reflete orgulhoso do que tem feito online. “Ninguém está 100% pronto e todos podem aprender mais a cada dia. Hoje, mais do que nunca, ensino como se precisasse ser o melhor professor, seja na sala de aula ou nas telas”, finaliza.