terça-feira, 11/09/2018
Governo do Estado de São Paulo
Livros

Professora da rede escreve livro sobre obstáculos que enfrentou na vida

‘Manual da vitória da doméstica’ conta a história da secretária do lar que se formou em uma das maiores universidades do país

Entrar em uma grande universidade requer muita dedicação e foco nos estudos. Por todo Estado, há muitas histórias de pessoas que se esforçaram para conquistar a vaga dos sonhos no Ensino Superior. Entre elas, está a de uma ex-empregada doméstica que se formou na Universidade de São Paulo e se tornou escritora e professora da rede.

Katia Giovana Lima passou por vários obstáculos, dramas e decepções na vida. No entanto, foi um impulso pessoal e espiritual que permitiu a conquista do seu maior desafio: ser aprovada no vestibular da USP. Hoje, depois de concluir a graduação, já é Mestre em Língua Portuguesa.

Com intuito de retratar essa trajetória, resolveu montar uma autobiografia, passando pelas dificuldades de deixar a profissão de emprega doméstica até entrar na Universidade. A docente também relata como passou em concurso público, se tornou mestra, pesquisadora e escritora.

Katia é professora de Língua Portuguesa e Protagonismo Juvenil na E.E. Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, localizada na capital paulista, e usa o período de suas aulas não só para aplicar a disciplina, como também empregar seus conhecimentos para uso próprio e pelo bem da humanidade.

“A minha irmã (também empregada doméstica) tinha uma patroa que sempre falava: ‘fala para a sua irmã desistir. Ela não vai entrar na USP. Vocês são pobres!’”, conta a professora.

Por muito tempo, teve que provar para muita gente que era capaz de tudo o que almejava. Não é à toa que sua amiga microempreendedora da Intermediação de Negócios, Elci Conje, já utilizou sua história da para dar palestras motivacionais.

“Voltar aos estudos com 26 anos, batalhar para entrar na USP, conseguir depois de boas tentativas, depois galgar um mestrado também na USP… então, é alguém que não se abate com as circunstâncias da sociedade”, afirma Elci.

Segundo a amiga, Katia não se intimidou com as dificuldades que encontrava por estar numa classe mais baixa. “Ela não se sentia menor”, completa.

Essas e outras narrativas da vida da professora estão no livro “Manual da vitória da doméstica – O caminho da superação para quem busca uma grande conquista”. Na obra, em formato de manual, o leitor encontra instruções, dicas e passo-a-passo com o objetivo de inspirar e mostrar na prática como é possível superar condições individuais e alcançar grandes conquistas.

A obra fala de uma secretária do lar, inicialmente estagnada no 5º ano do Ensino Fundamental, que deu uma virada até chegar a uma das maiores universidades do país. Trata-se de um livro único e exclusivo, com base em sua experiência pessoal.

Com linguagem acessível e histórias inspiradoras, os interessados podem encontrar o livro no site da Amazon.