quarta-feira, 06/10/2010

Professora da rede recebe troféu HQMix por trabalho desenvolvido em aulas de ciências

Mariana Pizarro, professora e coordenadora de escola na região de Bauru, será premiada nesta quarta-feira com o “Oscar” dos quadrinhos no Brasil  Mariana Vaitiekunas Pizarro, coordenadora e professora da Escola […]

Mariana Vaitiekunas Pizarro, coordenadora e professora da Escola Estadual Profª Sebastiana Valdiria Pereira da Silva, de Bauru, recebe nesta quarta-feira, dia 06 de outubro, o Troféu HQMix. A premiação é reconhecida internacionalmente como o “Oscar” das histórias em quadrinhos no Brasil e a professora venceu na categoria “Melhor tese de Mestrado sobre Histórias em Quadrinhos em 2009”. O prêmio será entregue em evento no Sesc Pompéia, em São Paulo, a partir das 20h.

A dissertação de Mestrado de Mariana foi desenvolvida a partir de atividades trabalhadas nas aulas de ciências, utilizando histórias em quadrinhos, junto aos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental da escola. A tese foi defendida em banca na UNESP de Bauru em fevereiro de 2009.

“Quando decidi pelo Mestrado na área de ciências, quis explorar a maneira com que as histórias em quadrinhos tratam de assuntos ligados ao tema, como meio ambiente, astronomia e matemática, partindo de uma experiência prática e não da análise de trabalhos anteriores. Isso para mostrar bons resultados, como o envolvimento dos alunos e a capacidade de eles enxergarem nos enredos dessas histórias mais do que diversão, mas aprendizado científico na prática”, conta a professora.

Com estes resultados em mãos, Mariana concluiu a tese e a inscreveu no Troféu HQMIX. O trabalho passou por uma banca de avaliação especializada e foi escolhido. Para a professora, o envolvimento dos alunos no processo pedagógico, a abertura da gestão escolar a novas idéias e a orientação recebida durante o trabalho são algumas das razões dessa conquista.

“Acredito que ter este trabalho premiado é fruto do trabalho desenvolvido em sala de aula e se deve muito aos resultados obtidos com os alunos”, analisa.

Esta será a 22º edição do Troféu HQMIX, que homenageia os melhores profissionais e premia os lançamentos dos quadrinhos e do humor gráfico. Desenhistas, professores, pesquisadores e jornalistas escolhem os melhores trabalhos. A organização do evento é da Associação dos Cartunistas do Brasil – ACB e do Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil – IMAG.