• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 14/07/2005
Últimas Notícias

Professores e alunos de escola de São Carlos transformam o porão em sala de leitura

A mais recente ação do Projeto de Conscientização e Valorização do Patrimônio Escolar da E.E. Dr. Álvaro Guião no município de São Carlos , foi a recuperação de um espaço […]

A mais recente ação do Projeto de Conscientização e Valorização do Patrimônio Escolar da E.E. Dr. Álvaro Guião no município de São Carlos , foi a recuperação de um espaço localizado no porão da escola, prédio tombado pelo patrimônio histórico. O local há muito tempo estava sendo utilizado como depósito de entulho. Tinha aparência tão feia que era identificado como “sala do terror”.

No começo deste ano, quando a direção da escola procurava um espaço para abrigar as atividades de leitura e escrita, constatou que a solução estava ali mesmo, no porão. A idéia partiu de uma feira de conhecimentos realizada em outubro do ano passado, com trabalhos e projetos feitos pela escola. A decisão de “resgatar” o velho depósito contaminou professores e alunos e, em pouco tempo, a escola ganhou uma “sala do saber”.

O visual renovado da sala servirá de motivação para os alunos. As paredes ganharam nova pintura e foram decoradas com motivos alegres e coloridos. Materiais pedagógicos de várias disciplinas foram dispostos na sala. Mesas e cadeiras foram providenciadas para que os alunos possam se acomodar.

A sala de leitura está sendo utilizada diariamente pelos alunos de 5ª e 6ª série do ensino fundamental e pelos estudantes do médio, que também participaram da revitalização do espaço. Além de tudo, a mudança produziu outros efeitos. O porão foi totalmente reformado, os papéis amontoados foram embalados e vendidos e a renda usada para comprar materiais para a sala de informática.

Renata da Silva