• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/09/2012
Imprensa

Professores têm até domingo para se inscrever em curso para aprimoramento de leitura e escrita

O programa Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade oferece 4.440 vagas em dois cursos: Leitura e Escrita em Contexto Digital e Informação e Opinião na Contemporaneidade A Escola de […]

O programa Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade oferece 4.440 vagas em dois cursos: Leitura e Escrita em Contexto Digital e Informação e Opinião na Contemporaneidade

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza” (Efap) oferece 4.440 vagas para o programa Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade. Metade das vagas é destinada ao curso Leitura e Escrita em Contexto Digital e as demais para as aulas sobre Informação e Opinião na Contemporaneidade.

Podem se inscrever todos os docentes em exercício nas disciplinas do Ensino Fundamental ciclo II e do Ensino Médio; supervisores de ensino e diretores em exercício no quadro magistério da Secretaria da Educação. O candidato poderá optar por um dos cursos ofertados, obedecendo sempre aos critérios e às regras de inscrição dispostos no regulamento.

Os cursos terão duração de dois meses, entre os dias 26 de setembro a 20 de novembro deste ano, e serão realizados a distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Efap. A carga horária é de 60 horas.

O programa tem por objetivo oferecer formação continuada aos professores da rede estadual, para que e exercitem as diferentes capacidades e competências na leitura e na produção de textos em diversas linguagens, como por exemplo, interagir no contexto digital, estabelecer diálogos pelas ferramentas de comunicação e utilizar os recursos tecnológicos.

Professora do Ensino Médio da disciplina de artes no município de Parapuã, Rosa Maria Pizini participou da primeira edição do curso, realizada entre março e maio deste ano, e conta que a expectativa era encontrar novos meios de despertar o interesse dos jovens pelo gosto da leitura e escrita. “O curso foi além do esperado, tanto para meu conhecimento e crescimento pessoal como para minha prática pedagógica, enriquecendo assim minhas estratégias no desenvolvimento do currículo.”

A opinião é compartilhada por José Antônio Godoy, professor-coordenador do núcleo pedagógico de tecnologia da Diretoria Regional de Ensino de Adamantina. “A temática me motivou, acredito que novos produtos de escrita e leitura estão inseridos no mundo e não podemos deixar de discutir sua existência e aplicabilidade como recursos pedagógicos”, afirma.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e a relação final de inscritos será divulgada no site da Efap após o encerramento das inscrições.