• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 29/05/2020
Boas Práticas

Professores trocam atividades com alunos da educação especial

Alunos aprendem utilizando a ferramenta do blog

O distanciamento social por conta da Covid-19 não impediu que professores e diretores buscassem meios de acompanhar e sugerir atividades aos alunos da educação especial do município de Americana. Durante a quarentena, a coordenadora do núcleo pedagógico da educação especial, Sofia Vasques Martignago, coordena um blog de boas práticas e orientações para que alunos e pais possam acompanhar as atividades das escolas da região: https://derameedespecial.blogspot.com/.

“O distanciamento social provocou uma necessidade latente. A ideia é que seja um local de divulgação das práticas significativas dos grupos de professores, além de também ser repositório de informação. Ainda está bem no início, mas já tivemos uma postagem positiva dos pais e da direção da escola de um aluno com múltipla deficiência”, conta a professora Sofia.

A ideia do Blog veio associada a um e-mail colaborativo e é mais uma maneira para compartilhar experiências e atividades. “O grande objetivo é trabalhar em prol do aluno da educação especial para que ele seja cada vez mais funcional e autônomo”. Desde o início da quarentena os professores estão sendo estimulados e orientados pela equipe pedagógica a serem, principalmente neste momento, produtores de conteúdo mediada pela tecnologia.

Mãe da Sofia Medeiros Bukowski, estudante do 7° ano da Escola Estadual Olympia Barth de Oliveira, Eliane também é professora de educação especial e conta com alegria o avanço pessoal da filha, que tem Síndrome de Dawn, a partir das atividades sugeridas no blog. “Já utilizei as atividades do blog aqui em casa. Minha filha contou até dez com tranquilidade. Acredito que, brevemente, estas postagens serão utilizadas e multiplicadas como exemplos de ideias. Os professores da sala regular terão outra visão sobre a educação especial”.