quinta-feira, 28/03/2019
Acessa Escola

Programa Creche Escola inaugura unidade em Junqueirópolis

Centro Educacional Infantil Raio de Luz tem capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos

O município de Junqueirópolis, na zona de Adamantina, ao oeste do Estado, recebeu uma unidade do Programa Creche Escola nesta quinta-feira (28). O Centro Educacional Infantil Raio de Luz foi inaugurado com as presenças de Leandro Damy, presidente da FDE, e o diretor municipal de Adamantida, José Henrique Rossi.

A instalação tem capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço, além de respeitar todas as normas de segurança e acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

“Estamos inaugurando um novo modelo de tratamento de gestão à educação, em especial a primeira formação”, pontua o presidente da FDE Leandro Damy. O Programa Creche Escola já investiu R$ 1 bilhão na construção de creches e na ampliação de vagas na educação infantil, com uma oferta que permanece à disposição das 645 prefeituras.

Pensado como uma parceria entre Estado e municípios, o programa funciona em conjunto: municípios devem disponibilizar um terreno compatível com as opções de planta fornecidas pelo governo, e a secretaria faz o repasse das verbas em sete parcelas, mediante execução das obras e laudo da vistoria.

“Com essa creche, zeraremos o número de crianças fora da sala de aula”, comemora o diretor municipal de Adamantina, José Henrique Rossi. “Já atingimos a nota 7,8 no IDEB e estamos entre os 20 melhores do estado”. O secretário da educação Rossieli Soares complementa: “Olhar para os primeiros dias das nossas crianças é fundamental. São os primeiros 1000 dias de vida da criança que foram seu perfil para a vida inteira”.

Na região de Adamantina já foram entregues 4 unidades e outras 11 estão com obras em andamento com previsão de 1.430 novas vagas. O otimismo se reflete em Ana Caroline, mãe da Alice, de apenas 8 meses, e moradora da região: “Só tenho a agradecer todo o carinho e amor que dão a todas essas crianças. Estou muito feliz e falo para todos os pais que fiquem sossegados, pois aqui todos são muito bem cuidados”.

A Diretoria de Ensino de Adamantina conta com 35 escolas estaduais e cerca de 16 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Dentre as unidades, 7 adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia.