• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 03/03/2022
Ensino Fundamental

Programa da Sala de Leitura aborda planejamento e recuperação em março

A Teia Literária acontece todas as sextas, das 15h às 16h, no canal Desenvolvimento Profissional 2 do Centro de Mídias SP

Com muita interatividade e dinâmica, A Teia Literária é um programa semanal da Sala de Leitura que apresenta diversos assuntos e temáticas das salas e ambientes de leitura como literatura indígena, acervo étnico-racial, planejamento e organização. Todas as sextas-feiras, das 15h às 16h, no canal Desenvolvimento Profissional 2, tem um roteiro diferente para professores, PCNPs, gestores, supervisores e analistas socioculturais.

Os próximos três programas deste mês (4, 11 e 18 de março) vão abordar planejamento e recuperação e trará ações e práticas de fomento à leitura e produção cultural voltadas às salas e ambientes de leitura. Para fechar o mês, dia 25 de março, o programa recebe como convidada especial a atriz, modelo internacional e artista plástica Claudia Liz que gentilmente cedeu algumas de suas obras para o caderno de Língua Portuguesa do Ensino Médio da SEDUC.

A Teia Literária é apresentado por Márcia Andréia Reis, professora de Língua Portuguesa, Inglês, pedagoga, especialista em gestão púbica e MBA em gestão de pessoas, e conta com quadros variados com a proposta de uma interatividade e participação de convidados, como escritores, palestrantes e membros atuantes da rede estadual de ensino. O professor de História e Biblioteconomia e mestre em Ciências Sociais, Renato Beluche, completa o time responsável pelo programa.

A estreia aconteceu no dia 11 de fevereiro com a participação da Viviane Cardoso, coordenadora da Coped, que ressaltou o investimento na gestão atual de 1,3 milhão de exemplares de 272 títulos. “A aquisição foi feita de forma democrática, com indicação de estudantes e professores da rede, além de formar um acervo étnico-racial, selecionado por uma equipe especializada. Estes títulos serão trabalhados aqui no programa”, explicou Viviane Cardoso.

O programa já abordou os temas como Mediação e linguagem com a professora Kátia Regina Pessoa da equipe de Língua Portuguesa da SEDUC, Biblioterapia com as analistas socioculturais (bibliotecárias) Kátia da Mata (DRE São Roque) e Priscyla Quadros (DRE Ribeirão Preto), Mediação de Leitura com a professora e doutora em Ciência da Informação, Sueli Bortolin, e Fernando Cruz Lopes, diretor do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Centro Oeste.