• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 12/02/2020
Destaque

Programa de intercâmbio para alunos do Projeto Guri

Inscrições começam no dia 17 de fevereiro

O Governo de São Paulo promoverá, em agosto de 2020, um programa de intercâmbio internacional para até seis jovens músicos, de 18 a 25 anos de idade, irem até a Noruega, Malawi e Moçambique como participantes do Move (Musicians and Organizers Volunteer Exchange).

As inscrições serão realizadas de 17 de fevereiro até dia 23 de março

Poderão se inscrever, alunos, ex-alunos e profissionais da Sustenidos, gestora de polos do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro mantido pelo Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Nos três países, os jovens selecionados permanecerão por 10 meses e terão a oportunidade de atuar como voluntários em projetos musicais, sociais e culturais – como festivais, competições e capacitações.

O Move (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) é um programa de intercâmbio e voluntariado entre as organizações musicais JM Norway, Music Crossroads Malawi, Music Crossroads Moçambique e Sustenidos, membros da Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países). Desde 2015, esta iniciativa já beneficiou 26 jovens brasileiros e 26 jovens estrangeiros.

O programa, custeado pelas forças de paz da Noruega (Fredskorpset – FK Norway), envia jovens dos países participantes para intercâmbios com o intuito de desenvolver novas habilidades individuais, interpessoais e culturais, ampliando e enriquecendo também as referências das comunidades onde eles desenvolvem projetos e atividades transformadoras.

Os candidatos passarão por uma pré-seleção, seguida de uma entrevista e testes, nos quais serão avaliados segundo os seguintes critérios: responsabilidade, habilidade musical, comunicação, atributos pessoais etc.

O Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA).