• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/11/2014
Boas Práticas

Projeto sobre meio ambiente realiza feira sustentável nesta sexta (21)

Alunos farão apresentações com materiais reciclados

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da E.E. Professora Veiga Junior, em Iguape, município do Vale do Ribeira, têm uma importante missão ambiental nesta sexta-feira (21). No espaço denominado S.O.S. Planeta do Espaço, elaborado pelos estudantes dentro da unidade escolar, será realizada uma feira sustentável, que contará com apresentações que envolvem materiais reciclados.

A ação faz parte do projeto “Agente Ambiental Mirim”, iniciado no começo do ano pelos professores da escola, dentre eles Ivanise Cecília de Castro. “No primeiro semestre de 2014, trabalhamos com cerca de 30 alunos do 9º ano. Trabalhamos questões que envolvem a conscientização sobre o meio ambiente. Os alunos receberam informações sobre tratamento de água e também fizeram visitas a parques e outras localidades que envolvem esse conceito de preservação”, conta Ivanise.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A segunda parte do projeto consistiu na coleta de materiais recicláveis. A partir disso, alunos e professores organizaram um espaço exclusivo na escola para trabalhar com os materiais reciclados recolhidos durante as atividades.

O próximo passo será a realização da feira sustentável, que será aberta para a comunidade. “O objetivo da feira, além da inauguração do espaço S.O.S. Planeta do Espaço, é expor os trabalhos feitos pelos alunos, além de estender esse conceito de conscientização para os demais estudantes. Além disso, os alunos do 6º ano, que estão iniciando a primeira fase do projeto, também poderão participar”, conta a professora.

Entre as atividades da feira estão apresentações de moda com roupas recicladas, além de um coral, que apresentará uma música relacionada a preservação da natureza. Além disso, estão previstas apresentações que envolvem as consequências do uso de agrotóxicos e também da Polícia Ambiental na cidade.

Aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Samara Carolina de Almeida está ansiosa pelo evento. “Quero que tudo dê certo, porque nós trabalhamos muito para realizar isso. Durante esse período, nós aprendemos muita coisa. Eu pretendo levar esse aprendizado para o resto da vida”, conta.

Próximos passos

Para 2015, a escola planeja criar uma horta orgânica com plantas ornamentais, a partir da utilização de pneus, garrafas PETs e outros materiais recicláveis. “Esse projeto está sendo muito importante, porque servirá para os alunos carregarem o aprendizado de conscientização para o resto de suas vidas. E, em 2015, pretendemos dar continuidade nesse projeto, mas com a criação de uma horta orgânica”, finalizou a professora.