• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 06/07/2005
Últimas Notícias

Projeto de Orientação Vocacional em Colômbia incentiva os alunos na escolha da profissão

A partir de pesquisas que detectaram a baixa auto-estima dos alunos do pequeno município de Colômbia, da Diretoria de Ensino de Barretos, em relação ao mercado de trabalho, a escola […]

A partir de pesquisas que detectaram a baixa auto-estima dos alunos do pequeno município de Colômbia, da Diretoria de Ensino de Barretos, em relação ao mercado de trabalho, a escola estadual Dona Alice Fontoura Araújo mobilizou-se, buscou parcerias e criou, no início deste ano, o Projeto de Orientação Vocacional (POV).

Dele participam cerca de 100 alunos do 3º ano do Ensino Médio, que recebem orientação sobre como fazer a escolha certa de acordo com as tendências e as exigências do mercado, respeitando-se as habilidades de cada um e a realidade regional. Sob orientação dos seus professores, os alunos desenvolvem temas específicos e os discutem em grupos, de onde extraem conclusões que serão utilizadas na pesquisa de cada sessão de trabalho.

Desde a implantação do POV a escola vem realizando mensalmente palestras com parceiros como o Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio a Micro e Pequenas Empresas) e palestrantes da área de psicologia e recursos humanos. Os mais recentes convidados foram o estudante de psicologia Vitor do Santos Luciano Filho, que abordou o tema “Dilemas da Escolha de Uma Profissão” e a consultora e especialista de recursos humanos, Stella Netto De Dea, que fez uma explanação sobre o mercado de trabalho.

A escola também analisa a possibilidade de oferecer um curso de empreendedorismo, de 40 horas, em parceria com o Sebrae. Após o recesso escolar, a escola vai buscar novos parceiros para ampliar o projeto.

Renata da Silva