quarta-feira, 28/04/2004
Últimas Notícias

Projeto diminui o desperdício de água em Igaraçu do Tietê

Alunos dos ensinos fundamental e médio visitam moradores e monitoram contas; iniciativa conscientiza a comunidade e disciplina o consumo no município A Escola Estadual Camilo Sahade, que fica no município de Igaraçu do Tietê, região de Barra Bonita (Diretoria de Ensino de Jaú), deu início ao Projeto Água, que tem por objetivo conscientizar os alunos […]

Alunos dos ensinos fundamental e médio visitam moradores e monitoram contas; iniciativa conscientiza a comunidade e disciplina o consumo no município

A Escola Estadual Camilo Sahade, que fica no município de Igaraçu do Tietê, região de Barra Bonita (Diretoria de Ensino de Jaú), deu início ao Projeto Água, que tem por objetivo conscientizar os alunos e a comunidade sobre o problema da escassez da água.

Dentro de uma abordagem multidisciplinar, os alunos do Ensino Fundamental (5a a 8a séries) elaboraram e confeccionaram panfletos informativos e educativos e distribuíram para toda a comunidade do bairro onde a escola está localizada, conscientizando os moradores sobre a importância de se evitar o desperdício de água. Junto com os professores e a direção da escola, eles visitaram 1.137 residências.

Os alunos do ensino médio fizeram um levantamento (leitura da conta de água) para verificar quantos litros os moradores gastaram no mês de março. No próximo mês, eles vão retornar às residências para verificar se houve redução do consumo, e fazer um comparativo.

Ao término do trabalho, as três famílias que obtiverem maior redução do consumo serão premiadas, numa parceria realizada entre escola e o SAAEIT (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Igaraçu do Tietê).

Nesta sexta-feira (30), os responsáveis pelo programa (direção, professores e alunos da escola) participam do I Simpósio Regional sobre o Combate ao Desperdício de Água e Novas Tecnologias de Medição, que será realizado no Teatro Municipal de Igaraçu do Tietê. Trinta prefeitos da região, além de empresários e diretores de autarquias, vão participar do evento. A idéia é propagar o projeto para que ele se desenvolva em outras cidades da região.

Rosana Daumas