• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 11/09/2018
Ensino Fundamental

Projeto interativo desperta o interesse de alunos pela leitura

Projeto “Sala Interativa” da escola Professora Maria Ribeiro Guimarães Bueno tem ampliado o gosto dos alunos pelos livros

A Sala de Leitura da escola Professora Maria Ribeiro Guimarães Bueno, localizada em São Paulo, se tornou um cantinho especial para os alunos da unidade de ensino. É nesse espaço que eles ganharam o gosto pela leitura, viajam e trocam experiências.

Essa mudança de comportamento aconteceu devido ao projeto “Sala Interativa” desenvolvido pela professora Norma Sueli Zuccheratto Perez. “A ideia é transformar esse ambiente em um espaço de interação, um espaço vivo. Onde haja uma convergência de várias coisas, então aqui a gente se emociona, viva com o aluno, traz o aluno para um outro mundo, uma outra realidade”, explica.

“Eu trabalho com os alunos em três intervalos, e nesses três intervalos, com pouquíssimo tempo, a gente usa todos os recursos que existem, possíveis e imagináveis, para despertar o interesse do aluno pela leitura”, completa.

Aém de ler livros, é possível realizar outras atividades como jogar xadrez e até mesmo conversar. As atividades variadas do projeto Sala Interativa despertaram o interesse dos alunos. “Eu fiquei muito curiosa e falei ‘ah, eu quero ver a biblioteca da escola’. Eu vim conferir, achei bem legal e estou aqui todos os dias”, conta a jovem Isabella Silva.

E a professora Danila Lofrano já notou mudanças no comportamento dos alunos. “O aluno que frequenta com assiduidade a biblioteca apresenta uma mudança de postura”.

Além disso, houve um aumento no empréstimo de livros. “A tecnologia, nesse sentido, é uma rival. Mas, hoje na escola tem muito mais alunos que valorizam o livro do que tinha no ano passado”, completa. E o jovem Luccas Enrique dos Santos é um desses alunos. “Na minha cabeça é uma 3ª Guerra Mundial entre o livro e o videogame. Mas, assim, às vezes eu prefiro ler um livro, mesmo”, explica.