Dois alunos e duas escolas da rede estadual de Osasco tiveram seus projetos selecionados entre as melhores iniciativas de agricultura familiar propostas por unidades de ensino de todo o País.
Eles conquistaram o primeiro lugar na 23ª edição do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, promovido pela empresa siderúrgica Belgo Bekaert Arames. A cerimônia de premiação será nessa segunda-feira (24), no CEU José Saramago em Osasco.
As escolas estaduais Professor Benedicto Caldeira e Newton Espírito Santo Ayres ganharam na categoria Projeto Escola com a criação de espaços no pátio para plantação e colheita de alimentos. Além disso, os estudantes confeccionaram gibis e produziram peças teatrais para mostrar como as famílias utilizam da agricultura para tirar seu sustento.
Na categoria Redação, os estudantes Emily de Oliveira Saraiva, da E.E. Professor Gastão Ramos, e Geovani da Silva Brito, da E.E. Professor Josué Benedicto Mendes, foram escolhidos pelos seus poemas “A união faz a força” e “Um poema saudável” sobre a importância de uma alimentação sem agrotóxicos.
“Há 21 anos participamos dessa ação com o intuito de intensificar as atividades de educação ambiental e gerar bons debates e reflexões em sala de aula. Precisamos estimular os jovens a refletirem sobre sustentabilidade para pensar nas gerações futuras “, destaca a professora-coordenadora do Núcleo Pedagógico de Ciências da Diretoria de Ensino de Osasco, Isolete Domiciano.
A cerimônia de premiação será realizada na partir das 14h no teatro do CEU José Saramago, localizado na Avenida João de Andrade, s/n, no bairro Santo Antônio.