• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 18/01/2013
Últimas Notícias

Quer aprender nas férias? Bibliotecas na capital têm acervos e programações temáticas

Para quem está curtindo as férias, mas não quer deixar de aprender nesse período longe da sala de aula as opções são variadas. Só na capital paulista, existem 107 bibliotecas […]

20130109_bibli_cincias_620

Para quem está curtindo as férias, mas não quer deixar de aprender nesse período longe da sala de aula as opções são variadas. Só na capital paulista, existem 107 bibliotecas públicas que oferecem, além de um acervo com milhares de títulos, uma série de atividades culturais e temáticas.

Na lista desses espaços, existem as bibliotecas temáticas municipais, que reúnem obras e oferecem programações exclusivamente voltadas para assuntos como música, cinema, poesia, entre outros. Aqueles que se interessam por ciência e meio ambiente, por exemplo, podem visitar as bibliotecas Raul Bopp, no centro da capital, e Mário Schenberg, localizada na zona oeste da cidade.

Atenção alunos que prestaram o Enem: inscrições para o Sisu estão abertas!

20090525bp_temticameiomabieneteraulboppfotosylviamasini46_620

Com o acervo pensado por um ambientalista, a Biblioteca Temática em Meio Ambiente Raul Boop conta com mais 500 títulos e pesquisas sobre assuntos muito comentados atualmente, como desenvolvimento sustentável, preservação ambiental, qualidade de vida, biodiversidade, aquecimento global, poluição, ecologia, ecossistemas, educação ambiental e globalização.

Para a criançada, a boa notícia é que na biblioteca também é possível aprender desde cedo sobre esses temas, com livros infantis, almanaques e dicionários ambientais que estão disponíveis para consulta.

Outro fato interessante é que, para receber a biblioteca temática, o prédio, que fica dentro do Parque da Aclimação, teve seus ambientes modificados com aplicações de elementos artísticos nas paredes e pinturas reproduzindo florestas e outros espaços temáticos.

Aproveite as férias e use o direito a meia-entrada para se divertir!

A Biblioteca Temática em Meio Ambiente Raul Boop fica na Rua Muniz de Souza, 1155, bairro da Aclimação, em São Paulo. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, aos sábados, das 9h às 16h, e aos domingos, das 10h às 16h. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (11) 3208-1895 ou no site da biblioteca.

Ciências

bptemticamrioschenbergfotosylviamasini126_620

A Biblioteca Pública Mário Schenberg existe desde 1953, mas só em 2008 tornou-se especializada em ciências, com o objetivo de despertar o interesse pelo assunto nos jovens. O acervo possui mais de 2000 títulos voltados para áreas como ciências exatas, ciências biológicas e ciências da saúde. Além dos livros, a biblioteca conta com filmes, documentários e revistas sobre o tema.

Matrículas na rede estadual de ensino estão abertas. Saiba como efetuar o cadastro

O espaço ainda abriga a exposição Ciência e Cotidiano, que desperta a curiosidade dos visitantes ao mostrar como a biologia, a matemática e a física podem estar presentes no dia-a-dia.

A mostra pode ser vista durante todo o horário de funcionamento da biblioteca, que fica aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e também aos sábados, das 9h às 16h. O espaço está localizado na Rua Catão, 611, Lapa, São Paulo. Para outros detalhes, estão disponíveis os telefones (11) 3675-1681 e (11) 3672-0456, além do site.