Integrantes da Organização das Nações Unidas para Educação conheceram Escola Estadual Antônio Inácio Maciel, voltada para alunos dos Ensino Fundamental, Ensino Médio regular e EJA
A expressão no rosto dos professores do Chile e de Dubai ao conhecer a Escola Estadual Antônio Inácio Maciel, na cidade de Taboão da Serra, é de surpresa. Laboratório de informática, recursos multimídia dentro das salas de aula e salão para apresentação dos alunos são um dos atrativos que encheram os olhos da comitiva.
Os representantes, que vieram ao Brasil para compor o júri de um projeto da Unesco, aproveitaram a estadia no País para conhecer uma escola da rede estadual. Para o professor da Universidade de Dubai e um dos júris da Unesco, Khalifa Alswwaidi, seria estranho ir embora do sem passar por essa experiência.
[slideshow]
Outra integrante da Unesco, a professora e investigadora em educação da Universidade do Chile, Beatrice Avalos, conta que se impressionou com a visita. “É interessante comparar o sistema educacional do Brasil com o do Chile. Esta escola, por exemplo, parece funcionar muito bem mediante a organização que presenciei aqui”, afirma.
Para a dirigente de ensino da região de Taboão da Serra, Maria das Merces Martins, essa troca de informações é muito importante e beneficia ambas as partes. “Estamos sempre na expectativa de saber o que eles fazem pra aprimorar nosso trabalho. É sempre bom a gente conhecer outros modelos e aplicarmos nas nossas escolas”, finaliza.