• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 29/08/2003
Últimas Notícias

Reunião do Consed lança Selo Escola Solidária e promove seminário sobre papel do professor

São Paulo é sede de encontro entre Secretários de Educação de todo o País A III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que começou nesta quinta-feira, […]

São Paulo é sede de encontro entre Secretários de Educação de todo o País

A III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que começou nesta quinta-feira, foi aberta pelo presidente do Consed e Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, que enfatizou a importância do lançamento do Selo Escola Solidária, do Seminário Internacional que vai discutir o papel do professor e do Prêmio Gestão Escolar. O encontro vai até 30 de agosto e reuniu secretários estaduais de todo o País com o objetivo de fortalecer o regime de colaboração entre União, Estado e Município.

O evento do Consed teve as presenças de Geraldo Alckmin, governador do Estado; de Jorge Werthein, representante da Unesco no Brasil, de Milú Vilela,  presidente do Instituto Faça Parte, da representante da Undime, Ana Terezinha Nalleto, do superintendente executivo da Fundação Roberto Marinho, Nelson Saviolli, e da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna.

No discurso de abertura, o governador Alckmin ressaltou o lançamento do Programa Escola da Família, que abre as 6 mil escolas da rede estadual paulista nos fins de semana, como forma de reduzir alguns problemas de violência e incentivar o voluntariado por meio de ações de cidadania, esporte e lazer. “Todos estamos matriculados na escola da vida “, lembrou o governador. “O professor é o tempo. A gente aprende muito com a troca de experiências e o professor precisa saber a arte de ensinar e a arte de aprender”, concluiu.

O secretário Gabriel Chalita disse que tudo muda a partir de um olhar diferente sobre a escola. “É o hábito que faz a escola. Por isso, a importância de estar três dias aqui discutindo a valorização do professor. Ele é a alma do processo educativo e o elemento central da educação. É um resgate do humanismo. A arte, a cultura e o esporte são valores essenciais para a escola. Por isso, estamos abrindo as seis mil escolas nos fins de semana para criar a cultura de pertencer. A escola tem que ser o espelho da comunidade, que também deve ajudar a transformá-la.”

Também durante a reunião, a presidente do Instituto Faça Parte (www.facaparte.org.br), Milú Villela, lançou o Selo Escola Solidária 2003, uma forma de reconhecer as escolas públicas que desenvolvem trabalhos solidários no País. “Educação é o investimento fundamental mais importante para a construção da cidadania”, disse ela.

Foi lançada ainda a edição deste ano do Prêmio Gestão Escolar, da Fundação Roberto Marinho, com o objetivo de inserir a gestão numa perspectiva democrática para fortalecer a participação das comunidades na gestão da escola, descentralizando os processos de decisão e dividindo responsabilidades.

Para o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, muitas modificações realizadas na Educação de outros países fracassaram por falta de uma cultura de paz, de interesse no professor e no desempenho do aluno. “Educação é fator essencial para o planejamento econômico e social de um País. A Unesco já falava isso desde a década 60. O combate à pobreza começa com uma boa escola para todos”, salientou.

Serviço:

III Reunião Ordinária do Consed (www.consed.org.br)

28 de agosto – Abertura, 9 horas
29 de agosto – Seminário O Professor faz a diferença – 8h30
30 de agosto – Organização dos grupos de trabalho – 8h30
Local: Hotel Transamérica – Av. das Nações Unidas, 18.591 – São Paulo/SP

Luciane Salles