segunda-feira, 04/12/2017

Sala de Aula Invertida: estratégia usa tecnologia para acelerar aprendizado

Alunos podem consumir conteúdo online e usar o ambiente físico para fazer exercícios e interagir com colegas e professor

Redescobrir novas formas de ensinar tem sido desafios constantes na vida dos educadores e, disputar com a tecnologia, torna o desafio maior ainda. Mas, por que não entender que a tecnologia precisa ser um aliado e não um vilão da educação? Há métodos educacionais que usam ferramentas tecnológicas para acelerar o aprendizado e tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, como a Sala de Aula Invertida.

Trata-se de inverter a lógica da sala de aula. Enquanto no ensino tradicional, o professor transmite a mensagem para que o estudante faça os exercícios em casa, o método sugere que os alunos absorvam o conteúdo em casa, em ambiente virtual com a ajuda da tecnologia, e use a sala de aula física para fazer os exercícios e interagir com colegas e professores.

Os estudantes podem consultar material disponibilizado ou sugerido pelo professor, em ambiente virtual, como videoaulas, ebooks, slides e games educativos, por exemplo. E, com o conteúdo absolvido em casa, em dias e horários estipulados pelo próprio estudante, a sala de aula passa a ser um lugar de debate, reflexão, exercícios e maior interação entre os alunos.

Esta é uma ferramenta que coloca os alunos em uma posição de protagonistas do seu processo de aprendizagem, ampliando e estimulando o trabalho em equipe e a construção do conhecimento colaborativo.