O Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, assinou nesta quinta-feira, 09 de dezembro, um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Cultura, que possibilitará a promoção da literatura e poesia junto a professores e alunos da rede de ensino público estadual. O convênio foi firmado durante a cerimônia de reabertura da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura – e contou com a participação do governador Geraldo Alckmin.
Na ocasião, ficou estabelecido que a Secretaria da Educação será a responsável pela divulgação entre alunos, incentivando a participação deles em atividades oferecidas dentro do espaço cultural. O projeto prevê ainda a disponibilização de vagas para participação de educadores nos projetos e cursos a serem ministrados pela Coordenação da Casa das Rosas. O processo de seleção e inscrição dos professores será definido pela Secretaria da Educação e a divulgação dos trabalhos ficará a cargo da Secretaria da Cultura.
Durante o evento foi estabelecida a realização do concurso “Jovem Poeta”, que terá como sede a Casa das Rosas. A celebração do convênio, prevista para março de 2005, tem como objetivo incrementar as ações adotadas na execução do projeto de parceria assinado nesta quinta-feira.
“Pretendemos com isso fazer com que educação saia da sala de aula e vá também para os museus, bibliotecas e casas de literatura. Assim, os jovens poderão participar desse processo e serem formados com uma geração melhor. Tenho certeza que esse espaço vai germinar e a poesia daqui iluminará o coração dos estudantes e de todos que visitarem a casa Haroldo de Campos”, disse o secretário Gabriel Chalita.
Casa das Rosas
Com 1.500 metros de área construída e 30 cômodos, a Casa das Rosas é um dos últimos casarões da Avenida Paulista ainda preservados. Desde 1991, quando foi entregue ao público pela primeira vez, a Casa das Rosas vinha sendo usada como espaço para exposições de artes. Fechada para reformas desde janeiro deste ano, a casa foi reaberta e recebeu a denominação de Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em homenagem ao poeta e ensaísta falecido em agosto do ano passado.
O local reúne um acervo de 35 mil volumes da biblioteca de Haroldo de Campos e foi doado ao Estado pela família. Os livros estarão à disposição de pesquisadores na Casa das Rosas. Também foi doado o escritório do poeta, reproduzido em uma das salas da Casa.
O acervo reúne raridades como as primeiras edições autografadas de livros de Octavio Paz e João Cabral de Melo Neto. Há, ainda, traduções realizadas por Haroldo de Campos de obras em inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, russo, hebraico, chinês e japonês. E também cantos da “Divina Comédia”, em que ele trabalhava pouco antes de morrer.
Além do Centro de Leitura com oito mil livros, a Casa conta com uma livraria, três espaços para palestras e seminários e um café, que poderão ser usados para o lançamento de obras literárias e discussões com autores e especialistas. O local terá ainda uma biblioteca virtual com acesso à Internet.