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quarta-feira, 23/06/2004
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Secretaria da Educação faz maior avaliação da história

Sétima versão do Saresp contou com a participação voluntária de 4.274.404 alunos Realizado pela primeira vez em todas as escolas da rede estadual, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar […]

Sétima versão do Saresp contou com a participação voluntária de 4.274.404 alunos

Realizado pela primeira vez em todas as escolas da rede estadual, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – Saresp 2003 – teve em sua sétima versão a participação voluntária de 4.274.404 alunos, o que corresponde a aproximadamente 90% do total de estudantes da rede do Estado. Trata-se de uma avaliação externa, elaborada e realizada pela Fundação Carlos Chagas. Um dos resultados do Saresp mostra que no Ensino Fundamental o índice de alfabetização na 1ª série atinge 75% dos alunos e na 2ª série chega a 90%. O sistema foi criado pela Secretaria Estadual da Educação em 1996 e, em dezembro do ano passado, atingiu todas as séries das 5.407 escolas da rede estadual e acabou transformando-se na maior avaliação já realizada em todo o território nacional.

Até 2003, a avaliação vinha sendo realizada em séries alternadas dos Ensinos Fundamental e Médio, sempre a partir da 3ª série. De 1996 a 2000 foi adotado o critério da série histórica, ou seja, o acompanhamento seqüencial dos alunos: a avaliação começou pela 3ª série, no primeiro ano, encerrando com a 5ª série, no último. Em 2001 e 2002, a avaliação foi realizada no final de cada um dos dois ciclos do Ensino Fundamental (4ª e 8 ª Séries). “Com o novo Saresp, o Governo do Estado de São Paulo cumpre o compromisso de acompanhar efetivamente a aprendizagem de todas as crianças no Regime de Progressão Continuada e de todos os jovens durante a sua trajetória final de escolarização básica”, afirma o secretário da Educação, Gabriel Chalita.

O Saresp foi criado para fornecer um amplo diagnóstico do desempenho dos estudantes da rede estadual em termos de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades. Com o Sistema, a Secretaria da Educação consegue obter dados para a formulação de programas que melhorem a qualidade do ensino, municiar as escolas com orientações sobre as estratégias adotadas e enriquecer a capacitação dos professores por meio de Programas como o Teia do Saber. Além disso, a avaliação ainda promove uma ampla mobilização do meio educacional.

Em 2003, entre os alunos de 1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, o Saresp avaliou habilidades de competência leitora, por meio de prova objetiva, contendo 30 questões e prova de redação. Nas três séries do ensino médio, foram avaliadas habilidades de competência leitora, por meio de prova objetiva com 45 questões e prova de redação.

Nesta nova fase do Saresp uma das grandes constatações foi o desempenho apresentado pelos alunos das duas primeiras séries do Ensino Fundamental. A avaliação revela que no primeiro ano de ensino há 75% de alunos alfabetizados. Destes, 53% são capazes de escrever um texto coerente. Entre os alunos de 2ª série o índice de alfabetização atinge 90%, sendo que 75% têm um texto coerente e com bom encadeamento de idéias. Outro dado relevante no primeiro ciclo do Ensino Fundamental foi o desempenho apresentado pelos alunos da 3ª e 4ª séries. Nos dois casos, acima de 75% dos alunos acertaram mais de 50% da prova.

Já no Ensino Médio os melhores desempenhos são notados entre os alunos das duas primeiras séries, provenientes do regime de progressão continuada implantado em 1998. “A avaliação de todas as séries evita que esse processo seja feito apenas no fim de cada ciclo e isso permite a correção de eventuais problemas desde o início”, explica a professora Sonia Maria Silva, coordenadora da Cenp (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) da Secretaria de Estado da Educação.