terça-feira, 02/04/2013
Releases

Secretaria da Educação recebe prefeitos paulistas no 57º Congresso Estadual de Municípios

Prefeituras poderão conhecer projetos da pasta em evento que acontece a partir de amanhã no Mendes Convention Center, em Santos A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo participa […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo participa do 57º Congresso Estadual de Municípios, que acontece de 2 a 6 de abril, em Santos. Em um estande de 64m², estarão expostos os principais projetos, serviços e tecnologias voltados à educação.

Representantes da pasta estarão no local durante os cinco dias do evento para esclarecer dúvidas e orientar os prefeitos visitantes em como proceder caso haja interesse em firmar convênio com o governo estadual.

Neste ano, a Secretaria da Educação destinará aos municípios conveniados R$ 371 milhões para ampliar os serviços descentralizados de alimentação, de transporte escolar e para a construção de creches. O valor do repasse será parcelado, feito trimestralmente.

Somente para aprimorar a merenda servida aos alunos da rede estadual, o investimento será de R$ 245 milhões. A partir de março, o governo estadual dobrou a verba para os 616 municípios conveniados, que passaram a receber R$ 0,50 por estudante atendido diariamente em escolas regulares. No caso das escolas de tempo integral, o repasse terá acréscimo de 555%. Essas unidades, que recebiam R$ 0,36 por aluno por dia, passam a receber R$ 2,00 por estudante atendido diariamente. Para a Baixada Santista, em 2013, o valor destinado para a merenda nos nove municípios será de R$ 15,1 milhões.

Além disso, serão empregados R$ 93 milhões na compra de ônibus e micro-ônibus, no segundo semestre, para transporte escolar em 449 cidades. Na Baixada Santista, serão investidos R$ 1,3 milhão para a aquisição. Os municípios contemplados serão Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.

Haverá ainda investimento para a construção de unidades de educação infantil, por meio do programa Creche-Escola, que tem como objetivo auxiliar as prefeituras na ampliação do atendimento. Na região, quatro unidades estão previstas: em Bertioga, em Guarujá, em Itanhaém e em Mongaguá.

Reformas na Baixada Santista:

Em 2012, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão responsável pela administração dos contratos de obras da rede estadual de ensino, investiu, na Baixada Santista, R$ 9,9 milhões em reformas de 39 escolas e das duas diretorias de ensino da região: Santos e São Vicente.  No último bimestre, duas novas escolas foram concluídas em Cubatão. A Escola Estadual Parque dos Sonhos 9-A , que recebeu investimento de R$ 6,9 milhões, possui 15 salas de aula e atende 418 alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Com investimento de R$ 4,9 milhões, a Escola Estadual Parque dos Sonhos 9-B possui 11 salas de aula e atende 430 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Para 2013, serão direcionados R$ 13,3 milhões para melhorias de 25 escolas, em sete cidades da Baixada Santista: Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Serviço:

Evento: 57º Congresso Estadual de Municípios