quinta-feira, 07/08/2008
Últimas Notícias

Secretaria e USP inscrevem para avaliação seriada a partir desta segunda-feira

Alunos da rede estadual de Educação podem se inscrever em suas escolas A Secretaria de Estado da Educação e a Universidade de São Paulo (USP) abrem nesta segunda-feira, 11 de agosto, as inscrições para estudantes de escolas estaduais que desejam participar do Programa Avaliação Seriada (Pasusp). Até 22 de agosto os alunos podem se inscrever […]

Alunos da rede estadual de Educação podem se inscrever em suas escolas

A Secretaria de Estado da Educação e a Universidade de São Paulo (USP) abrem nesta segunda-feira, 11 de agosto, as inscrições para estudantes de escolas estaduais que desejam participar do Programa Avaliação Seriada (Pasusp). Até 22 de agosto os alunos podem se inscrever diretamente em suas escolas.

A avaliação dos alunos será aplicada em 19 de outubro pela Fuvest, em escolas estaduais de cinco regiões da capital e 44 cidades do Estado. O resultado pode ser revertido em bônus adicional de até 3% na nota da primeira e da segunda fase do vestibular da Fuvest.

Direcionada a estudantes do 3º ano do Ensino Médio que tenham cursado o 1º e o 2º ano em escolas estaduais, a prova será baseada nas propostas curriculares da Secretaria. Terá 50 questões objetivas de múltipla escolha.

Dependendo do desempenho do estudante, sua nota no vestibular poderá ser multiplicada por um fator que varia de 1,00 a 1,03 e receber bônus de até 3% sobre a pontuação da 1ª e da 2ª fases da Fuvest. Para chegar ao total de acréscimo o aluno deve acertar as 50 questões.

As notas no Pasusp poderão ser utilizadas no vestibular Fuvest 2009 e no vestibular do Fuvest 2010. Além da possibilidade de 3% de bônus adicional pelo programa de avaliação, o estudante poderá conseguir até 12% de acréscimo em sua pontuação da 1ª e 2ª fases do vestibular por meio de alternativas, determinadas pela USP. Uma delas é o Bônus Universal, pelo qual o aluno que realizou integralmente o Ensino Médio em escolas públicas tem direito a bônus de 3% sobre a nota do vestibular. Há ainda o Bônus Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que garante até 9% a mais na nota obtida, ao estudante de escola pública com bom desempenho no Enem. 

Inclusão – O Programa de Avaliação Seriada é uma parceria entre a Secretaria e a USP. Foi criado após a avaliação favorável dos resultados iniciais do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), que depois de dois anos de iniciado atingiu a meta de aumento no ingresso à USP de estudantes provenientes do ensino médio público.

Cronograma

11 a 22 de agosto

Pré-inscrição dos alunos, na escola de origem do estudante; 

Início de outubro

Divulgação dos locais de exame, no site da Fuvest (www.fuvest.br

19 de outubro

Aplicação do exame