quarta-feira, 08/12/2004

Secretaria forma gestores de Educação em 106 municípios

Valorizar os municípios e fortalecer seu processo de gestão educacional, resgatar a memória da cidade e aproximar a comunidade da escola, foram alguns dos resultados obtidos com o Programa Melhoria […]

Valorizar os municípios e fortalecer seu processo de gestão educacional, resgatar a memória da cidade e aproximar a comunidade da escola, foram alguns dos resultados obtidos com o Programa Melhoria da Educação no Município.

O seminário oferecido nesta quarta-feira, 8 de dezembro, encerra a fase inicial do programa, fruto da parceria entre as Secretarias Estadual da Educação e de Economia e Planejamento, a Fundação Itaú Social, o Cenpec e a Undime.

O programa atuou diretamente na formação de 340 gestores e lideranças educacionais e comunitárias no atendimento aos alunos do ensino fundamental, em encontros, oficinas e seminários, beneficiando cerca de 200 mil alunos.

As ações foram implementadas em 106 municípios do Estado de São Paulo, distribuídos nas regiões do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Sorocaba. As cidades foram escolhidas mediante indicadores sociais e número da população – menos de 50 mil habitantes.

Estiveram presentes o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita; o vice-presidente de Programas Sociais da Fundação Itaú Social, Antonio Jacinto Matias; a coordenadora geral do Cenpec, Maria do Carmo Brant de Carvalho; o Oficial de Projetos do UNICEF, Silvio Kaloustian; o coordenador de Articulação e Planejamento Regional, Moisés Baum e representantes da Secretaria Estadual de Economia e Planejamento e da articulação Municipal.

O seminário foi uma oportunidade de trocar experiências educativas entre os municípios participantes e mostrar que é possível melhorar os resultados. Esta postura foi defendida pelo vice-presidente da Fundação Itaú Social – a maior investidora do Programa.

“A união de esforços é fundamental. Entendemos que o poder público e suas competências podem resolver as questões sociais, mas essa não foi só uma participação técnica. Foi uma participação apaixonada e comprometida”, disse Antônio Jacinto Matias, referindo-se a participação da secretarias estaduais no programa.

Com a missão de fazer o planejamento e executar a capacitação de formadores e técnicos, o Cenpec também avaliou os avanços. “No caso dos 106 municípios, tudo foi feito em cima dos projetos já existentes e observamos trabalhos comprometidos não apenas com a leitura e a escrita, mas com o desenvolvimento sustentável”, disse a coordenadora geral do Cenpec, Maria do Carmo Brant de Carvalho.

Na abertura do evento, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, enfatizou que o interessante não é ter uma marca pessoal, mas dar continuidade aos projetos já existentes na hora de administrar. Ele citou que na última reunião do Consed, na Espanha, teve a oportunidade de conhecer duas escolas: uma de excelência com um computador para cada dois alunos e outra, na periferia, onde foi mais bem recebido.

“O administrador tem a falsa impressão que a coluna mestra que sustenta a educação é de concreto. Não é a estética na escola que constrói a educação. É a formação, a capacitação e o investimento em quem faz a educação”, concluiu.

Durante o evento, alunos da comunidade nipo-brasileira, em Registro, Vale do Ribeira, fizeram uma apresentação da música japonesa com tambores, coreografias e roupas tradicionais. O secretário aproveitou a oportunidade para dizer que o processo educativo também passa pelo resgate e a preservação da memória e da cultura de uma região e terminou com um recado para os futuros administradores municipais de educação: “Vale a pena a gestão pública, porque interferimos positivamente na vida das pessoas. O bom educador nunca faz o mal e sempre ensina a fazer o bem”, complementou.

Luciane Salles

Fotos: