• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 05/08/2013
Imprensa

Secretaria implanta serviço próprio de Perícias Médicas para 300 mil servidores da Educação

Serão 33 unidades especializadas no Estado que agilizam e aprimoram a readaptação dos funcionários nas unidades da rede           A Secretaria da Educação do Estado está com um novo […]

Serão 33 unidades especializadas no Estado que agilizam e aprimoram a readaptação dos funcionários nas unidades da rede

 

        A Secretaria da Educação do Estado está com um novo modelo de Perícias Médicas, especializado em servidores do ensino paulista, em implementação. Com investimento de R$ 17,6 milhões, 33 postos de consulta atendem, de forma mais ágil e eficiente, os 300 mil professores, diretores e outros profissionais da rede estadual de ensino. Além das unidades em funcionamento em todo o Estado, a Secretaria tem um plano de expansão dos polos de atendimento periciais para mais municípios.

        Foram selecionados médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outras especialidades para realizarem o atendimento mais direcionado às características profissionais do quadro de funcionários da Secretaria. Entre os procedimentos previstos estão a  concessão e cessação de licença para tratamento de saúde, readaptação e aposentadoria por invalidez.

         O modelo será responsável por atender os servidores que apresentarem atestado superior a 15 dias. Os demais casos permanecem no Departamento de Perícias Médicas do Estado (DMPE), coordenado pela Secretaria de Gestão Pública. O processo de marcação de consultas dos casos assumidos pela Educação será feito pela escola ou unidade em que o funcionário atua. 

        “Com esse novo modelo, aprimoramos e humanizamos o atendimento para os servidores. Isso garante maior eficiência no planejamento da gestão de recursos humanos e na qualidade de vida dos funcionários”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

        Um dos focos do programa é, por exemplo, aprimorar o processo de readaptação dos docentes e demais servidores da rede estadual após os afastamentos. São profissionais que não podem atuar parcial ou plenamente como faziam antes do afastamento, mas têm potencial para contribuir para o ensino sem prejudicar a própria saúde.

Já estão credenciados 165 médicos que atendem os requisitos necessários para realizar as perícias médicas especializadas em educação, distribuídos em 33 diretorias regionais de ensino. A escolha do endereço das unidades de Perícia foi decidida após o cruzamento do número de servidores por região e facilidades para o deslocamento (veja lista abaixo).

 

Unidades de perícias médicas por cidade

Americana

Araçatuba

Araraquara

Botucatu

Campinas (2 unidades)

Caraguatatuba

Guaratinguetá

Guarulhos

Itaquaquecetuba

Jundiaí

Marília

Mogi das Cruzes

Osasco

Piracicaba

Presidente Prudente

Registro

Ribeirão Preto

Santo André

Santos

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo (10 unidades)

Sorocaba