• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 13/10/2005
Últimas Notícias

Secretaria inaugura Centro de Capacitação e lança programa de formação latu sensu para 6 mil gestores

A Secretaria de Estado da Educação lançou nesta terça – feira, dia 11 de outubro, duas grandes conquistas direcionadas exclusivamente ao aprimoramento do educador: O Centro de Capacitação ‘Professor André […]

A Secretaria de Estado da Educação lançou nesta terça – feira, dia 11 de outubro, duas grandes conquistas direcionadas exclusivamente ao aprimoramento do educador: O Centro de Capacitação ‘Professor André Franco Montoro’ e o programa de formação Latu Sensu ‘Curso de Especialização em Gestão Educacional’.

Como o programa de formação Latu Sensu será direcionado ao diretor de escola, o Secretário da Educação, Gabriel Chalita, começou falando sobre o amor que o profissional deve ter naquilo faz. “O primeiro passo é gostar do que faz, o segundo é ter entusiasmo. O seguinte é ter instrumentos e estrutura, para que o diretor saiba administrar sua escola com competência, é isso que o Estado está fazendo agora”. Ainda acrescentou: “Hoje, o diretor já não administra mais uma escola como antigamente. O burocrata, que ficava resolvendo tudo dentro da sua própria sala, deu lugar ao gestor, que hoje participa ativamente de todos os acontecimentos dentro da sala, no pátio, nos corredores e nos arredores da escola”. O secretário também enfatizou a importância dos diretores trocarem experiências entre eles como forma de aprimoramento, quebrando paradigmas e tornando a escola mais prazerosa.

 

Eugênio Montoro relembrou vários aspectos da liderança política e social de Montoro e o seu caráter como educador. O ex-governador foi um dos responsáveis pela implantação do Ciclo Básico do Ensino Fundamental e a municipalização do fornecimento de merenda nas escolas públicas. José Tadeu Jorge, reitor da UNICAMP, enfatizou a experiência inovadora e pioneira da universidade em capacitar seis mil diretores no primeiro Latu Sensu, realizado em parceria com a Secretaria.

A coordenadora Sonia Silva resgatou a história do prédio onde foi construído o Centro de capacitação: “Tenho muito orgulho em inaugurar neste espaço o Centro de Capacitação do Professor, um lugar onde foram construídas propostas curriculares de todas as disciplinas da rede, que permanecem em vigor ate hoje”.

O evento contou com a presença de mais de 200 convidados. Além do secretário de educação, Gabriel Chalita, estiveram presentes os filhos do ex–governador Franco Montoro, Paulo e Eugênio Montoro, o presidente da ONG Cidade Escola Aprendiz , Miguel Pereira Neto, o reitor da Unicamp, Jose Tadeu Jorge, a professora Sonia Silva, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) e Marcos Monteiro, presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE).

 

O Centro de Capacitação , que vai funcionar em antigo prédio da fábrica de brinquedos Trol, em Perdizes, possui auditório com 150 lugares, com previsão para ser expandido para 183 lugares, nove salas com capacidade para 50 pessoas equipadas com televisão, aparelho de DVD e retroprojetor. O espaço conta ainda com salão multiuso com 250 cadeiras universitárias, duas telas, dois projetores, duas salas de informática, sendo cada uma com dez computadores e com capacidade para atender 20 professores. Além desses recursos, o Centro de Capacitação Prof. André Franco Montoro conta com duas cozinhas que poderão ser transformadas em laboratório de física ou química.

Com a inauguração do Centro de Capacitação Prof. André Franco Montoro, cerca de 10 mil educadores da rede estadual passam a contar com uma ampla estrutura para realização de cursos e eventos voltados para capacitação.

 

O programa de formação O Diretor de Escola como Líder Comunitário e Empreendedor Social terá início em novembro próximo, com término em outubro de 2006. Este primeiro programa de formação latu sensu oferecido pela Secretaria de Estado da Educação foi desenvolvido, especialmente, pela Unicamp. A ênfase na liderança comunitária será trabalhada num módulo que recebeu contribuição da ONG Cidade Escola Aprendiz, fundada pelo jornalista Gilberto Dimenstein. As aulas vão ser ministradas na própria Unicamp, em Campinas, e no novo campus do Morumbi, em São Paulo, com 50% de atividades à distância e 50% presenciais, um total de 360 horas. O curso é oferecido pela Secretaria a 6 mil gestores da rede pública estadual.