• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/09/2003
Últimas Notícias

Secretaria investe na valorização do profissional da Educação

Concurso é o maior da história da rede estadual de ensino O Concurso para 49 mil vagas de professor PEB II é uma das ações do governo para valorização do magistério, […]

Concurso é o maior da história da rede estadual de ensino

O Concurso para 49 mil vagas de professor PEB II é uma das ações do governo para valorização do magistério, em sua busca pela qualidade. Desde que assumiu a pasta, em abril de 2002, o secretário de Educação, prof. Gabriel Chalita, vem implementando uma série de medidas com vistas a melhoria da qualidade de ensino. Entre elas, a ampliação dos cursos de capacitação e formação continuada, a realização de teleconferências mensais, encontros com a rede e, mais recentemente, após a formatura gratuita de 6 mil educadores em curso de licenciatura, a concessão de bolsas de estudos para mestrado e doutorado.

Além disso, no início deste ano, a Secretaria realizou concurso para 1.003 cargos desupervisor de ensino (a última seleção para o cargo tinha ocorrido há 10 anos) e 2.217 vagas desecretário de escola. Os salários iniciais para os cargos são de R$ 1.586,73 e R$ 678,50, respectivamente. A novidade desse concurso foi a participação das Associações de classe, como Apase (Sindicato de Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo), Udemo (Sindicato dos Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo) e Afuse (Associação dos Funcionários Públicos) na elaboração do perfil profissional dos supervisores de ensino e secretário de escola, além da escolha da bibliografia exigida na seleção.

O Maior Concurso da Rede Estadual

Este é o maior concurso para professor PEB II da história da rede estadual de ensino. O último foi realizado em 1999 e envolveu 11 disciplinas: Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Artística, Educação Física, História, Geografia, Inglês, Matemática e Química. Foram oferecidas 47 mil vagas.

A penúltima seleção ocorreu em 1994 e ofereceu 9.030 nas seguintes disciplinas: Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Artística, Educação Física, Filosofia, Física, Francês, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Psicologia, Química, Sociologia, Educação e Educação Especial.

Wania Torres