terça-feira, 26/11/2002

Secretaria lança Fórum Permanente para discutir políticas educacionais no Estado de São Paulo

O lançamento do Fórum Permanente “A Escola dos Nossos Sonhos” e dos Fóruns Regionais “Parceiros da Escola” contou com a participação de educadores, pais, alunos, sociedade, com o objetivo de […]

O lançamento do Fórum Permanente “A Escola dos Nossos Sonhos” e dos Fóruns Regionais “Parceiros da Escola” contou com a participação de educadores, pais, alunos, sociedade, com o objetivo de discutir o futuro da escola pública e a contribuição de cada um para a construção de uma escola-cidadã

A iniciativa da Secretaria com o lançamento do Fórum Permanente “A Escola dos Nossos Sonhos” é desenvolver propostas de sucesso realizadas por profissionais da educação e de outros setores.

Em entrevista, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, falou sobre os principais pontos do Fórum Permanente e Regional. ” A idéia do Fórum Permanente que possui caráter consultivo é escolher pessoas ligadas a sociedade civil, sindicatos, setor produtivo, Terceiro Setor, universidades, educadores, para formar uma Federação de pais e mestres. Seria ótimo que a escola pudesse ter uma voz mais ativa desses pais, que têm críticas e sonhos em relação a unidade escolar. O Fórum Regional “Parceiros da Escola ” também vai repercutir idéias sobre o processo educativo”, conclui.

Nesses três dias de conscientização sobre os mecanismos da escola no século XXI, o secretário ressalta que as palestras, teleconferências e encontros que já vêm sendo realizados pela Secretaria Estadual da Educação deram os primeiros para este processo. “A escola vai ser discutida nesses fóruns com a finalidade de ser um olhar crítico para a educação e uma reflexão de como melhorar os problemas que surgirão numa Rede que tem mais de 6 milhões de alunos “, afirma o Secretário.

Os Fóruns terão cerca de 15 representantes. A primeira reunião será no mês de fevereiro. Depois virão os Fóruns das Diretorias regionais que terão um calendário de reuniões bimestrais. A intenção é que seja produzido um documento com propostas e análise das ações da Secretaria da Educação e que apontem soluções concretas para a construção de uma escola cidadã.

A Semana de Estudos “A Escola dos Nossos Sonhos” foi aberta oficialmente nesta terça-feira, dia 26 de novembro, pelo governador Geraldo Alckmin. Além do meio educacional, participaram: Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo e Miguel Jorge, vice-presidente do Banespa, e representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, de setores produtivos, terceiro setor, imprensa, entidades assistenciais, entre outros.

Confira a programação para os próximos dias da Semana de Estudos “A Escola dos Nossos Sonhos”:

27/11 – quarta-feira

9h às 12 horas – Palestras

– Profa. Sônia Penin: “Progressão Continuada e Inclusão Social”

– Profa. Ana Maria Kaufman (Argentina): “Homogeneidad y heterogeneidad em la enseñanza de la lectura y la escritura”

13h30 às 17 horas

– Palestra: Profa. Alcyone Saliba – “Gestão por resultado: reflexões e implicações”

– Oficinas com Educadores: “O Professor como agente de transformação”

28/11 – quinta-feira

9h às 12 horas – Palestras

– Içami Tiba: “A Escola que Podemos Realizar”

– Gilberto Dimenstein: “Parceiros: Agentes de Sucesso”.

13h30 às 17 horas

– Palestra: Profa. Rosely Sayão – “Parceria família/escola na busca da autonomia dos alunos”

– Oficinas com Pais e Alunos: “Também sou agente na construção coletiva da escola que sonhamos”

29/11 – sexta-feira

9h às 12 horas – Palestras

– Prof. Juan Delval (Espanha): “Una escuela para la democracia”

– Prof. Paulo Afonso Ronca: “Do Futuro da Educação neste país: o que podemos esperar? Esperanças e Incertezas; Tristezas e Alegrias”.

– Encerramento: Secretário Gabriel Chalita

Serviço:

Semana de Estudos “A Escola dos Nossos Sonhos”

Data: de 26 a 29 de novembro de 2002

Local: Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro