quarta-feira, 26/12/2007
Ler e Escrever

Secretaria leva Ler e Escrever para toda a Grande São Paulo

Projeto passará para mais 500 escolas com 1ª série do Fundamental A Secretaria de Estado da Educação amplia já em 2008 o projeto Ler e Escrever para todas as cidades da Grande São Paulo. Entre outras medidas, 500 escolas estaduais passarão a contar com um professor auxiliar em sala de aula, no 1º ano do […]

Projeto passará para mais 500 escolas com 1ª série do Fundamental

A Secretaria de Estado da Educação amplia já em 2008 o projeto Ler e Escrever para todas as cidades da Grande São Paulo. Entre outras medidas, 500 escolas estaduais passarão a contar com um professor auxiliar em sala de aula, no 1º ano do Ensino Fundamental.

O Ler e Escrever foi lançado pelo governo do Estado neste ano. Está em todas as 613 escolas estaduais de 1ª série na capital, beneficiando 102 mil alunos. A expansão do Ler e Escrever foi publicada no Diário Oficial do Estado.

“O programa mostra-se essencial para alfabetização dos alunos. Com auxílio de outro professor, os alunos têm acompanhamento integral, atenção total. Vamos verificar os resultados da avaliação, do Saresp. É um projeto que vem dando resultados impressionantes na cidade de São Paulo”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O Ler e Escrever será ampliado também para a 2ª série do Fundamental (o professor auxiliar continua apenas na 1ª série). Para 2008 a Secretaria planeja gasto de R$ 40,7 milhões. Em 2007, com as turmas na capital, foram gastos R$ 14,4 milhões.

“É uma nova fase do programa. Esperamos agora reforçar a alfabetização das crianças nas outras cidades da Grande São Paulo. Temos uma meta de até 2010 ter todas crianças com 8 anos alfabetizadas no Estado”, diz a secretária Maria Helena.

A partir de 2009 o Ler e Escrever chegará ao interior e litoral do Estado. Para viabilizar o projeto a Secretaria criou o projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, que seleciona, por intermédio de convênios com 26 instituições de ensino superior, os professores-auxiliares.