• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 03/08/2011
Últimas Notícias

Secretaria levará cerca de 5 mil alunos à feira de profissões da USP

Estudantes da capital e do ABCD paulista visitarão o evento nesta quarta e quinta-feira (04 e 05/08) Nesta quinta e sexta-feira (04 e 05/08), cerca de cinco mil alunos rede estadual […]

Estudantes da capital e do ABCD paulista visitarão o evento nesta quarta e quinta-feira (04 e 05/08)

Nesta quinta e sexta-feira (04 e 05/08), cerca de cinco mil alunos rede estadual de ensino da capital e região do ABCD visitarão a 5ª edição da Feira de Profissões da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, responsável pela realização do evento. A ideia é fornecer informações sobre as diversas áreas e cursos oferecidos pela instituição aos jovens que estão prestes a definir seu futuro profissional. O transporte será fornecido pela Pasta.

Participam alunos do Ensino Médio de 66 escolas estaduais. Na quinta-feira, irão as 35 unidades pertencentes às Diretorias de Ensino de Diadema, Mauá, Santo André e São Bernardo. Na sexta-feira, será a vez de 31 unidades da capital, ligadas às Diretorias de Ensino Leste 1,2,3,4 e 5, e Sul 2. As visitas serão realizadas nos períodos da manhã, das 9h30 às 11h30, e da tarde, das 15h às 17h.

Os estudantes terão a oportunidade de conhecer a grade curricular dos cursos, além das perspectivas de estágio e mercado de trabalho. Haverá ainda distribuição de material informativo, realização de experimentos científicos e apresentação de ferramentas que ilustram o cotidiano das principais áreas de formação. Professores, alunos e funcionários da universidade estarão à disposição para tirar as dúvidas dos visitantes.

Jéssica Regina Makino Nukui visitou a feira em 2010, como aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Profº Caran Aparecido Gonçalves, localizada na zona sul da capital, e disse que a experiência foi muito positiva. “Foi bastante interessante. Ajudou-me a esclarecer várias dúvidas para a escolha da profissão que queria seguir”, conta a estudante, que hoje cursa biologia em uma universidade particular. “Já tinha em mente cursar biologia, ainda assim visitei todos os estandes da feira para ter certeza de que era mesmo o que eu queria. É importante termos o máximo de informação antes de decidir”, salienta. 

A feira faz parte do programa A USP e as Profissões e é realizada desde 2001, como um evento itinerante pelos campi do interior, e desde 2006, no campus da capital. Este ano, o evento acontece do dia 4 ao dia 6 de agosto, das 9h às 17h, no Centro de Práticas Esportivas da Universidade, e reunirá mais de 55 unidades da USP de todo o Estado.