Campanha eleitoral envolveu quatro chapas formadas por quinze alunos em cada uma e durou três meses
A Secretária de Estado da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, recebeu nesta quarta-feira, dia 26, na sede da Secretaria, seis deputados da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa. Estavam presentes os deputados Carlinhos Almeida (PT), Palmiro Menucci (PPS), Maria Lúcia Amary (PSDB), Baleia Rossi (PMDB), Geraldo Lopes (PMDB) e Maria Lúcia Prandi (PT). Os deputados e a secretária conversaram sobre os próximos meses dela à frente da pasta. Maria Lucia disse que neste primeiro mês pretende ouvir entidades, dirigentes, funcionários e que sabe não ter tempo para atender todas as reivindicações. Mesmo assim, garantiu que fará tudo para acertar casos pontuais. “Conto com uma equipe competente e dedicada, por isso tenho certeza que nesses meses irei trabalhar em projetos importantes. Minha gestão, apesar de curta, não passará em branco”, disse Maria Lúcia.
Durante a reunião foram levantadas questões como a segurança nas escolas e um plano de carreira para os integrantes do magistério, além de outros projetos. A secretária mais uma vez reafirmou que irá trabalhar naquilo que for possível, mas lembrou. “Meu foco está no que é mais urgente.”
Escola de Tempo Integral
A Escola de Tempo Integral foi o tema mais discutido. A Secretária afirmou que as 514 escolas do Estado onde a nova carga horária já é realidade vão receber todo o aporte necessário para se consolidar. “Nós vamos levantar todos os problemas que existem nessas escolas, priorizar as estruturas físicas e pedagógicas. Sabemos que algumas falhas precisam ser sanadas. Faremos o possível para tornar o projeto algo efetivo e fundamental para a sociedade”. E completou. “Se eu, ao final da minha gestão, fizer os acertos necessários nas 514 escolas, saio feliz”. Para isso, de acordo com Maria Lúcia, já está sendo realizado um levantamento minucioso para saber o que falta em cada uma delas.
Além de computadores, estrutura
A secretária disse ainda que acha o computador necessário, mas acredita que o mais importante são salas de descanso, atividades extracurriculares e principalmente um refeitório que atenda a todas as necessidades de cada aluno durante o tempo em que fica na escola. “Temos de saber que os pais, ao optarem pela Escola de Tempo Integral, confiam na qualidade do ensino que o Estado vai dar a seus filhos no dia-a-dia”, concluiu.