terça-feira, 06/09/2005

Secretarias da Educação e saúde se unem para orientar adolescentes sobre DSTs e AIDS

Objetivo é fortalecer e ampliar as ações de prevenção com adolescentes que já são desenvolvidas nas escolas e nos serviços de saúde dos municípios Desenvolver ações de prevenção às DST/Aids […]

Desenvolver ações de prevenção às DST/Aids para adolescentes nas escolas e nos serviços de saúde. Este é o objetivo da parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual da Educação e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação, por meio da Coordenação Estadual de DST/Aids. A apresentação da proposta será feita nesta quinta-feira, dia 8, a partir das 9 horas da manhã, no Hotel Shelton Inn, na rua Casper Líbero, 115 – Sta. Ifigênia, na Capital.

O evento deve contar com a presença do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, Luis Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde, Artur Kalichman, coordenador do Programa Estadual de DST/aids de São Paulo, e também de representantes dos Ministérios da Educação e Saúde.

Quem participa

São esperados secretários de educação e saúde dos municípios da Grande São Paulo e dirigentes das Diretorias de Ensino e das Direções Regionais de Saúde dessa região. A idéia é promover a articulação entre os serviços de saúde dos municípios e as escolas municipais e estaduais, e também, apresentar os projetos como o “Prevenção Também se Ensina”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação.

Objetivos

A proposta tem dois objetivos principais. O primeiro é fortalecer e ampliar as ações de prevenção com adolescentes que já são desenvolvidas nas escolas e nos serviços de saúde dos municípios. O segundo é criar condições para que os diversos setores governamentais e não-governamentais se responsabilizem coletivamente pela questão e trabalhem de maneira articulada.

Os municípios que avaliarem que essa proposta é importante deverão se inscrever para participar dessa ação. A Coordenação Estadual acompanhará a criação das equipes gestoras cadastradas, que irão receber treinamento e auxiliar no início do desenvolvimento dos trabalhos.

A equipe municipal é autônoma para decidir os rumos do projeto no município. Nesse sentido, é importante que se realize uma reflexão sobre as características e especificidades do município para avaliar quais das sugestões apresentadas são pertinentes.

Cronograma de trabalho

Até 30 de setembro de 2005 – inscrição e cadastramento de equipes gestoras municipais interessadas em participar do Programa. A Coordenação Estadual acompanhará o início dos trabalhos das equipes gestoras cadastradas e fornecerá suporte para que as mesmas se constituam efetivamente.

A partir de outubro de 2005 – realização de um diagnóstico nos municípios inscritos de modo a construir indicadores para que a equipe gestora municipal possa monitorar e avaliar a implantação das ações nas escolas e nos serviços de saúde.

Em novembro de 2005 – a Coordenação Estadual, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde realizará capacitação para as equipes gestoras inscritas.

A partir de novembro de 2005 – a equipe gestora municipal, à luz do diagnóstico realizado e com o auxílio da Coordenação Estadual, elaborará um plano de implantação das ações de prevenção voltadas para adolescentes.

Em 2006, será oferecida uma proposta de capacitação mais contínua para as equipes gestoras inscritas.

Serviço

Reunião sobre ações preventivas de DST/Aids para adolescentes de escolas públicas e serviços de saúde

Data: 08.09.2005
Local: Hotel Shelton Inn, na rua Casper Líbero, 115 – Sta. Ifigênia.

Celso Bandarra