No evento, que acontece até sábado, dia 22, no Expo Center Norte, na Zona Norte, o secretário representou o governador Geraldo Alckmin
O Secretário Estadual da Educação, Gabriel Chalita, participou nesta quarta-feira, dia 19, da abertura do 11º Congresso Internacional de Educação -“O Futuro da Educação e a Educação do Futuro – Temas e Dilemas do Ensino no Século XXI” e da Feira Educar 2004. No evento, que acontece até sábado, dia 22, e está sendo realizado no Expo Center Norte, na Zona Norte, o secretário representou o governador Geraldo Alckmin.
Em seu discurso, para uma platéia de aproximadamente 1.300 educadores que lotaram o auditório no qual foi realizada a abertura, Chalita defendeu a adoção de práticas pedagógicas diferenciadas e aconselhou os professores a não temer novidades. “A escola tem que escolher uma pedagogia diferenciada e envolvente. O educador não pode ter medo do novo”, disse o secretário, para quem o papel da escola é instigar o aluno.
No Congresso, que aborda a educação em todos os níveis, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, serão realizadas 90 conferências nacionais e 10 internacionais. Durante o evento, serão debatidos assuntos polêmicos como avaliação, currículo, comportamento, gestão, qualidade, formação de professores, novas metodologias pedagógicas e cultura.
Também discursaram na abertura do evento o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, o presidente do Grupo Promofair (que promove a feira), Carlos Soares, e a secretária da educação do Município, Cida Perez. A previsão é de que 8.240 educadores participem do Congresso.
Feira
A Feira Educar é destinada aos educadores, principalmente mantenedores, diretores, coordenadores pedagógicos e gestores do ensino privado e apresenta o que vem sendo desenvolvido pela indústria da educação, desde mobiliário até sofisticados softwares de gerenciamento.