terça-feira, 12/11/2002

Secretário da Educação participa de evento de Gestão Escolar

Aproximadamente 80 professores da rede pública escolheram ontem, 11 de novembro, a escola vencedora do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Participaram seis finalistas e a escola campeã – […]

Aproximadamente 80 professores da rede pública escolheram ontem, 11 de novembro, a escola vencedora do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Participaram seis finalistas e a escola campeã – a Unidade Integrada Professora Maria Helena Duarte, do Maranhão, será apresentada nesta quinta-feira, dia 14, em reunião do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação, em Florianópolis.

O Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, esteve presente e fez o encerramento do evento. Na ocasião, o secretário destacou a importância do envolvimento da comunidade – alunos, profissionais da educação e pais – nas atividades e decisões das escolas.

Os principais objetivos do Prêmio são: estimular a melhoria do desempenho da escola e o sucesso da aprendizagem dos alunos, através da identificação de estabelecimentos escolares que desenvolvem práticas eficazes e permanentes de gestão como referência nacional; valorizar as escolas públicas de educação básica que se destacam por iniciativas e experiências inovadoras e bem-sucedidas de gestão escolar, entre outros. O Prêmio foi aberto a todas as escolas da rede pública, com mais de cem alunos matriculados na educação básica.

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é promovido pelas seguintes entidades: Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e Fundação Roberto Marinho.

Já a sua realização é coordenada pelas secretarias de educação dos Estados e do Distrito Federal, em articulação com as Undimes estaduais e as secretarias municipais de educação, e também conta com o apoio da Unicef, da Fundação Ford, da Embaixada Americana no Brasil e do Conselho Britânico.