quarta-feira, 03/12/2003

Secretário da Educação verifica de perto a aplicação do Saresp

A avaliação acontece hoje, dia 3 de dezembro, em todo o Estado O secretário Gabriel Chalita visitou nesta manhã a Escola Estadual Aristides de Castro, localizada no bairro Itaim Bibi, […]

A avaliação acontece hoje, dia 3 de dezembro, em todo o Estado

O secretário Gabriel Chalita visitou nesta manhã a Escola Estadual Aristides de Castro, localizada no bairro Itaim Bibi, uma das 5.407 unidades do Estado que estão aplicando o exame do Saresp 2003 – Sistema de Avalição do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Pela primeira vez na história do ensino público do país, todos os 4,7 milhões de alunos da rede estadual estão sendo submetidos a uma avaliação.

O exame começou no período da manhã e ocorrerá também nos períodos da tarde e noite. Além dos 3.058.657 alunos do Ensino Fundamental e 1.721.684 do Ensino Médio, o processo de aplicação envolve ainda 135 mil professores e cerca de mil funcionários das 89 Diretorias de Ensino do Estado.

“ O objetivo do Saresp é fazer um diagnóstico pontual da rede estadual de ensino. Por isso, faremos cruzamentos de dados, como por exemplo: a escola que oferece mais atividades de artes e esportes tem alunos com melhor aprendizado? A escola que conta com uma participação ativa dos pais, tem alunos com desempenho melhor? Queremos mostrar quais são os projetos que melhoram o desempenho dos alunos. Vamos fazer isso regionalmente também. Verificaremos quais são as regiões do Estado que precisam de capacitações pontuais. Um Estado que investe quase R$ 9 bilhões em ensino básico, precisa deste diagnóstico para nortear suas ações”, exemplifica o secretário Gabriel Chalita.

Os resultados parciais do exame estarão prontos em janeiro. “Em março estaremos chamando os pais para apresentar à eles como seus filhos foram avaliados e o resultado desta avaliação. O Saresp não tem caráter punitivo ou de reprovação, pois a avaliação dos alunos tem que ser diária. Até mesmo para o professor indicar uma recuperação paralela. Mas, é muito importante a participação de todos para que possamos concluir o diagnóstico da rede”, declara Gabriel Chalita.

Os alunos estão sendo avaliados na habilidade de Leitura e Escrita, que constitui a base para a construção de todos os conhecimentos. A Secretaria de Estado da Educação fará ainda um levantamento das condições sociais, econômicas e culturais dos alunos, através de um questionário. A intenção é traçar o perfil do aluno da escola estadual.

Para o próximo Saresp em 2004, o secretário anunciou que a habilidade a ser verificada será Matemática. “Este ano avaliamos a capacidade de leitura, interpretação e produção de texto. No próximo Saresp avaliaremos o raciocínio lógico dos alunos”, avisa o secretário.

As provas

As provas foram formuladas pela Fundação Carlos Chagas, que utilizou 290 toneladas de papel e mais de 19 mil caixas de material para a sua confecção. A distribuição das provas nas 5.407 escolas, espalhadas pelos 645 municípios do Estado, entre interior, Grande São Paulo e Capital, foi feita por 48 caminhões e 35 vans.

Resultados

A correção das redações será realizada pelos professores de Língua Portuguesa, enquanto as questões objetivas da prova serão processadas pela Fundação Carlos Chagas. As provas de 1ª e 2ª série do Ensino Fundamental serão corrigidas pelos professores participantes do projeto Letra e Vida.  Além dos profissionais da educação, participam do processo mais de 45 mil pais de alunos, representantes das Associações de Pais e Mestres (APMs), que estão atuando como observadores e analisadores da aplicação.

O resultado final do exame está previsto para o início do ano letivo de 2004.

Wania Torres e Rosana Daumas