sexta-feira, 10/09/2004

Secretário Gabriel Chalita é eleito Educador do Ano pela Academia Brasileira de Educação

O prêmio tem como objetivo valorizar o educador brasileiro de maior destaque no ano O Secretário de Estado da Educação de São Paulo, professor Gabriel Chalita, foi eleito, por unanimidade, […]

O Secretário de Estado da Educação de São Paulo, professor Gabriel Chalita, foi eleito, por unanimidade, pelos membros da Academia Brasileira de Educação (ABE) como o “Educador do Ano 2004 – Prêmio Fernando de Azevedo”.

O prêmio, considerado o Oscar da Educação, foi instituído em 1992 com o objetivo de valorizar o educador que se tenha destacado em âmbito municipal, estadual ou nacional durante o ano.

“Sinto-me honrado e, mais do que isso, com uma enorme responsabilidade por ter sido escolhido por uma câmara que congrega educadores da maior importância deste país. Sinto-me feliz. A educação é uma grande paixão. Divido esse prêmio com os milhares de professores e professoras – os famosos e os anônimos -, que, no dia-a-dia, tocam na alma dos alunos e ajudam a construir uma geração de pessoas mais felizes, equilibradas, preparadas para a vida, para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho. A arte de ser professor é complexa, penosa, difícil. Mas é também um privilégio. É semelhante à arte daqueles que entendem de lapidação: ajudam a tirar a pedra bruta para que o diamante tenha mais brilho”, disse o secretário.

A entrega oficial do Prêmio Fernando de Azevedo acontece em outubro, na sede da ABE, no Rio de Janeiro. Diversas personalidades já receberam o prêmio, entre elas o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthain, que foi o grande vencedor de 2003.

Academia Brasileira de Educação

A entidade é formada por renomados educadores de todo o país e seu objetivo é debater os problemas e sugerir soluções que levem à melhoria da qualidade da educação brasileira, visando sempre colaborar para o desenvolvimento da educação, em todos os graus e ramos do ensino; concorrer para o aprimoramento cultural do país e resguardar a memória dos que se destacaram na área.