Os mil e duzentos professores habilitados na disciplina Filosofia da rede estadual e outros 89 ATPs de Ciências Humanas foram ao Clube Atlético Juventus, na Mooca, para uma aula de Filosofia. Mas, logo na chegada, eram brindados com boa música, tocada pela Orquestra Sinfônica Jovem da UNICAMP.
Após o breve concerto, a coordenadora da CENP, Sonia Maria Silva, começou ressaltando a importância do evento. “Esse é um momento histórico e emocionante. É o resgate do ensino médio e das ciências em geral, afinal, a Filosofia é a mãe de todas as ciências”.
Já o professor Paulo Eduardo Silva, representante do reitor da UNICAMP, universidade responsável por elaborar o curso de capacitação, disse que a tecnologia usada no curso – preparada sob encomenda – foi pensada para que os professores aproveitem melhor essa oportunidade.
PRIMEIRA AULA
Em seguida, foi a vez do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, dar a aula inaugural de capacitação. “Fomos buscar o que havia de melhor em formação para o curso de Filosofia, e encontramos isso nos cursos da UNICAMP”, disse Chalita. Sobre a dinâmica que deve ser usada em sala de aula, o secretário acha que “é preciso humildade em relação aos pensadores que o professor irá apresentar aos alunos”. Ele revelou ainda que os educadores precisam simplificar a Filosofia para os alunos, sem vulgarizá-la.
COMO SERÁ O CURSO
O curso que irá até dia 13 de agosto terá carga horária de 128 horas entre atividades presenciais (4 encontros de 16 horas) e não presenciais (videoconferências e programas virtuais). A primeira videoconferência será neste sábado, dia 14. O material do curso inclui ainda 3 livros e quatro cadernos de apoio que abordam os temas: Introdução à Filosofia, História da Filosofia Antiga e Medieval, História Moderna e História da Filosofia Contemporânea.
SEDUZIR PARA ENSINAR
No final da aula, Gabriel Chalita deu outra dica aos professores que, em breve, irão passar o que aprenderam aos alunos. “A Filosofia tem de ser sedutora, e ela é sedutora. E o professor precisa se preparar mais. Quando a gente se prepara, consegue desenvolver a base para temas sedutores, e que irão chamar atenção em sala de aula”.
Celso Bandarra