• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 14/05/2019
Agenda do secretário

Secretário Rossieli Soares participa da mesa de abertura da Bett Educar

Mesa contou com diversas autoridades e abriu oficialmente o evento, considerado o maior América Latina no setor

O Secretário da Educação Rossieli Soares participou nesta terça-feira (14) da abertura da 26º edição do Bett Educar, maior evento de educação e tecnologia da América Latina. A mesa de abertura congregou diversas personalidades e autoridades da educação no país para discutir a construção da Educação em todas as suas vertentes.

Um dos principais pontos abordados pelo evento foi o papel da inovação na Educação, e como ela pode trabalhar em conjunto com a ciência e tecnologia na construção de um aprendizado de excelência do país. “Aquilo que ouvimos nas palestras da Bett Educação é aquilo que precisamos buscar na Educação. Temos visto a necessidade de metodologias que tornem o aluno cada vez mais ativo na aprendizagem, buscando a inovação dentro da nossa educação”.

Diversos temas foram debatidos na cerimônia de abertura, sempre com o foco nas intersecções entre ciência, tecnologia e educação, e como elas podem atuar em conjunto numa educação que forme diversas competências.

“O valor da Educação está crescendo. O brasileiro está valorizando a educação e o papel dos professores. Agora, precisamos sair dos muros, os muros da nossa escola, da nossa casa, e batalhar por uma educação inclusiva e única para todos”, pontua Priscila Cruz, fundadora e presidente do Todos pela Educação.

Um dos principais pontos do Inova Educação, nova política educacional de São Paulo, o papel da tecnologia dentro da sala de aula foi amplamente debatido. “Uma pessoa é contratada pelo conhecimento técnico e cognitivo, mas muitas vezes demitida pela falta das chamadas “soft skills”, a capacidade de se relacionar e criar laços. É fundamental que a escola crie essas habilidades desde o início, e a ciência e tecnologia, dentro da sala de aula, tem um papel ativo nessa construção”, explica Marcos Pontes, Ministro de Ciência e Tecnologia, não existe educação sem separar as chamadas “skills”.

Papel do professor ganha destaque

Por quem começa o papel de fortalecer o papel da ciência e tecnologia e criar uma educação inclusiva? Para os presentes na mesa de debates da Bett Educação, tudo começa no professor.

“O professor é o grande agente transformador dessa conversa”, diz Rossieli Soares. “Temos que apoiá-lo na sala de aula, investir em sua formação e ouvir também aquele que quer se tornar professor. É com essa missão em mente que lançamos o Inova Educação, uma política educacional que visa centrar no estudante o processo de aprendizagem”, conclui.

Marianna Sampaio, secretária municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo, reforça a ideia: “A tecnologia também muda o professor. O que queremos é que tenhamos “várias Déboras Garofalos” em todo o país. Pessoas capazes de transformar o ambiente e promover o desenvolvimento”, conclui.

Com mais de 230 empresas nacionais e internacionais e 19 startups do setor, o Bett Educação reúne os mais importantes players no mercado de educação em quatro dias de intensas atividades: mesas de debates, palestras, estandes, reuniões e seminários. O evento acontece no Transamérica Expo Center, na capital.