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segunda-feira, 18/09/2023
Destaque

Seduc-SP reúne 200 professores e supervisores para discutir a implementação da Política de Educação Especial na rede estadual de ensino

Entre os dias 18 e 22 de setembro, profissionais das 91 Diretorias de Ensino recebem orientações sobre apoios, recursos e serviços para assegurar o melhor atendimento aos estudantes As diretrizes […]

Entre os dias 18 e 22 de setembro, profissionais das 91 Diretorias de Ensino recebem orientações sobre apoios, recursos e serviços para assegurar o melhor atendimento aos estudantes

As diretrizes previstas pela Política de Educação Especial do Estado de São Paulo estarão em debate, entre os dias 18 e 22 de setembro. No encontro presencial, que será realizado na Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Efape), 200 professores especialistas em currículo e supervisores das 91 Diretorias de Ensino receberão orientações para garantir o atendimento mais inclusivo e integrado dos mais de 72 mil estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial matriculados na rede estadual de ensino.

As oficinas abordarão temas como: atendimento educacional especializado, projeto ensino colaborativo, avaliação pedagógica inicial e indicação dos apoios, serviços e recursos, e plano de atendimento especializado. Cada dia um grupo de cerca de 35 pessoas participa do encontro, que tem duração de oito horas.

Entre as mudanças estabelecidas pela Resolução SEDUC 21 (de 21-06-2023), que dispõe sobre a regulamentação da Política de Educação Especial e do Plano Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, está a figura dos Profissionais de Apoio Escolar (para auxílio às atividades de vida diária e atividades escolares).

Do ponto de vista pedagógico, a PEE-SP prevê ainda o Projeto Ensino Colaborativo, que, instituído pelo artigo 12 do Decreto nº 67.635/2023, será efetivado em cada unidade escolar na qual haja matrícula de estudante elegível aos serviços da Educação Especial. O projeto Ensino Colaborativo, realizado no turno escolar, se desenvolverá como forma de AEE expandido e terá sua organização e execução efetivadas por meio da atuação do professor especializado com profissionais do ambiente escolar.

“A Política de Educação Especial atualiza e consolida as diretrizes para uma educação de fato inclusiva. Para além dos normativos, precisamos capacitar nossos profissionais para que eles possam assegurar na ponta o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os nossos estudantes”, explica Adriana dos Santos, coordenadora do Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (Demod).