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sexta-feira, 27/10/2017
A Escola Que Queremos

Semana Turbinada agita as escolas de São José dos Campos com ações sobre Saresp

Todas as escolas da DE debatem sobre a avaliação; em 2017, o tema foi #OSarespMeRepresenta

Na Diretoria de Ensino de São José dos Campos, o Saresp movimenta todas as escolas. Há 4 anos nascia a Semana Turbinada, que atualmente é esperada por alunos, professores e toda a comunidade escolar. A ideia é trabalhar a consciência e o engajamento sobre a importância da avaliação, além de diminuir o número de faltas nos dias das provas. Além disso, é uma grande oportunidade de fazer com que todos se tornem protagonistas e encontrem a identidade coletiva para as escolas e, como consequência, para os alunos.

Em 2017, a Semana Turbinada aconteceu em setembro, por meio de webconferência. Foram 5 transmissões, divididas por período e segmentadas de acordo com a faixa etária do público alvo. O tema foi “O Saresp Me Representa”, mas o formato dos alunos do noturno se diferenciava dos alunos dos Anos Iniciais, por exemplo.

“O passo seguinte foi reunir, presencialmente, os representantes de classe e os gremistas, de cada unidade, para que fossem debatidas questões sobre a importância do Saresp, como identidade coletiva pra escola, e como a temática poderá marcar a vida deles”, explica o PCNP de Filosofia, Alex Carneiro. Essa reunião ganhou o nome “Disparada Saresp”.

A pauta, além de enfatizar a importância da avaliação externa e de propagar a diferença entre uma avaliação interna e uma avaliação externa, garantiu a desmistificação do Saresp. Quebrar mitos de argumentos equivocados como “não vale nota” e/ou “não me leve a outro nível de ensino” é fundamental para garantir a adesão dos alunos, além da qualidade nas respostas. É por isso que, além de todas as escolas, todas as séries participam das atividades da Semana Turbinada. Segundo Alex Carneiro, trabalhar com todos os estudantes “garante que os alunos respondam as questões com maior consciência, o que reflete na avaliação geral da escola”. Para ampliar a participação, diminuindo automaticamente o índice de faltantes, “entram outros elementos da Turbinada: os pais, os professores e as ações pontuais”, esclarece Carneiro.

Quando perguntado sobre o que mais o marcou na 4ª edição da Semana Turbinada, Alex Carneiro não titubeou. Para o PCNP de Filosofia, “houve dois diferenciais, em relação aos outros anos, primeiro foi reforçar a importância dos representantes de classes, ver outras formas de protagonismo além do Grêmio. Agora ele não é mais alguém que dá recado, ele movimenta todo mundo em prol de uma grande causa comum. Em segundo, foi a evolução no envolvimento dos anos iniciais, são mais de 40 escolas aqui na diretoria para esse público e os Greminhos mandaram muito bem. Entenderam a diferença entre uma avaliação externa e uma interna, por exemplo”, acrescenta.