• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 03/11/2016
Gestão Democrática

Servidores dos órgãos centrais da Secretaria da Educação participam de Grupo de Escuta

Ação faz parte da etapa “Diagnóstico” do Projeto Gestão Democrática

A Educação está discutindo a modernização da gestão democrática nas escolas públicas paulistas. Esta foi a vez dos servidores dos órgãos centrais da Secretaria da Educação serem ouvidos. Na última terça-feira (26), 25 representantes participaram do Grupo de Escuta, realizado na EFAP.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“O objetivo desse encontro foi escutar os servidores e sensibilizar para o tema da democracia”, explicou a coordenadora executiva do Projeto Gestão Democrática, Raquel Fernanda Fávero.

Esta é a etapa “Diagnóstico” do Projeto Gestão Democrática, que vai identificar a percepção dos servidores a respeito da efetividade dos espaços de participação já existentes na Educação. Estas escutas devem contribuir para a elaboração de um formulário online, que ficará disponível para que todos possam apresentar as suas contribuições de aperfeiçoamento para o projeto.

“Essa ação é muito importante para a secretaria como um todo. Reunir as equipes de órgão central e pessoas que têm experiência em unidade escolar foi muito enriquecedor porque proporciona uma troca de interação e uma troca de conhecimento fundamental para a tomada de decisões para a secretaria”, disse o oficial administrativo da EFAP, Lucas Ferreira Pereira da Silva.

Outras ações

Dentro do Projeto Gestão Democrática, serão realizados encontros locais, regionais e estadual para a elaboração de um novo projeto de lei.

As próprias escolas foram as escolhidas para dar o pontapé inicial nas discussões sobre o tema, por meio dos encontros locais. Equipes gestoras terão um prazo para promover debates com representantes da comunidade escolar e identificar as ações que já fazem parte da rotina. Na sequência, será a vez das 91 Diretorias de Ensino organizarem os encontros regionais.

A Secretaria prepara para 2017 um encontro ainda maior com a participação de representantes do Conselho Estadual de Educação, União Brasileira dos Estudantes, sindicato dos professores, universidades públicas e outros atores importantes para a construção das diretrizes. É, portanto, a partir dessas contribuições e de uma consulta pública aberta em todos os municípios paulistas, que o projeto de lei será elaborado.

O plano apresentado prevê ainda a formação completa e articulada de professores, supervisores de ensino e equipes com ajuda da EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores). A ideia é que o documento seja orientador no planejamento e projeto pedagógico das escolas. Além disso, serão definidos indicadores e instrumentos de monitoramento e avaliação da gestão democrática.

https://www.youtube.com/watch?v=QU39gShsu-g