• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 13/12/2011
Últimas Notícias

Simpósio debate ensino de ciências da natureza e suas tecnologias

Entre os dias 12 e 14 de dezembro, a sede da Secretaria da Educação recebe evento que debaterá educação ambiental, educação em saúde e alfabetização científica Nesta semana, a sede […]

Entre os dias 12 e 14 de dezembro, a sede da Secretaria da Educação recebe evento que debaterá educação ambiental, educação em saúde e alfabetização científica

Nesta semana, a sede da Secretaria da Educação, na Praça da República, será palco das discussões do II Simpósio de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, realizado pela equipe da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP). O evento, que acontece entre os dias 12 e 14 de dezembro, traz na pauta temas como educação ambiental, alfabetização científica, poluição, saúde, biodiversidade e a contribuição do cinema para o ensino das ciências da natureza.

Abrindo esta terça-feira, dia 13, a partir das 8h30, acontece a apresentação “Ações para Educação Ambiental: Diretrizes, legislação, inter e transdisciplinar”, comandada pela professora do núcleo de biologia da CENP Elizabeth Rodrigues. Em seguida, ocorre a apresentação do musical “Os Saltimbancos”, produzido pela equipe da Diretoria de Ensino Leste 3. A última atividade da manhã é a palestra “Educação Ambiental Formal: conceituação, identidades e relação com a formação científica e cidadã visando a sustentabilidade”, ministrada por Marcos Sorrentino, da Universidade de São Paulo, e Isis Morimoto, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de Piracicaba.

 Na parte da tarde, com início programado para 13h15, os educadores Eleuza Guazzelli, da equipe de ciências da CENP, e Edson Almeida, da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), apresentam a palestra “Ações para Educação e Saúde”. Ainda no período da tarde, acontecem as palestras “Poluição e Saúde”, ministrada por Paulo Saldiva, da Universidade de São Paulo, e “Contribuições do Cinema para o Ensino de Ciências da Natureza”, apresentada por Agnaldo Arroio, também da Universidade de São Paulo.

 No último dia de simpósio, 14 de dezembro, às 8h30, será apresentada a palestra “Argumentação nas Situações de Aprendizagem de Ciências da Natureza”, por Marcelo Motokane, da USP Ribeirão Preto, seguida pelas leituras “Divulgação Científica”, de Tatiana Nahas, e “Formação Continuada em Biotecnologia: uma proposta para professores”, apresentada por Leila Beltramini, da USP São Carlos, Elizabeth Rodrigues, da CENP, e Eliana Carvalho, da escola estadual Cônego Macário de Almeida, de Ribeirão Preto.

 Ainda nesta quarta-feira, a partir das 13h15, acontecem as palestras “Biodiversidade e Biologia Estrutural na Descoberta de Novos Fármacos”, ministrada por Rafael Guido, da USP São Carlos, e “Formação Continuada em Pólos Regionais”, apresentada pelo educador da Secretaria da Educação João Batista e por representantes das Diretorias de Ensino.

Para fechar o evento, por volta das 17 horas, está programada uma apresentação de mágica comandada por Evandro Rodrigues Vargas, da Diretoria de Ensino de Apiaí. 

Abertura

 Na última segunda-feira, dia 12, após a abertura realizada pelo secretário-adjunto, João Cardoso Palma Filho, e pela coordenadora da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), Leia Viola Mallio, foram realizadas uma mesa-redonda sobre alfabetização científica e uma palestra sobre pré-iniciação científica. Na parte da tarde, a programação percorreu temas a robótica na educação básica e a comunicação no ensino de ciências.