Próxima edição do projeto, criado por iniciativa da diretoria de ensino Centro-Sul, será dia 1º de setembro
Estação da Luz, Praça da Sé, Anhangabaú e Teatro Municipal. Estes são alguns dos destinos que vinte professores da rede estadual vão percorrer na próxima visita do projeto TecnoTrilha: Sampa em 4 Tempos . Criado por iniciativa da diretoria de ensino Centro-Sul o projeto tem como objetivo mostrar a importância histórica do centro paulista, e trazer para as salas de aula projetos e iniciativas criativas de um novo olhar sobre o centro de São Paulo.
Como funciona
O TecnoTrilha já está na terceira visita ao centro paulista e atende professores de História, Geografia, Ciências e Biologia. A próxima caminhada será dia 1º de setembro. Professores das respectivas disciplinas e que lecionem nas escolas da diretoria de ensino Centro-Sul podem se inscrever na escola em que atuam ou na diretoria.
Sobre o TecnoTrilha: Sampa em 4 Tempos
O TecnoTrilha surgiu para que os professores da rede estadual possam conhecer mais sobre a formação da cidade de São Paulo e as mudanças sofridas por ela ao longo dos anos. As regiões da Praça da República, Praça Ramos de Azevedo, Praça da Sé e Parque da Luz, que tem como ligação o Vale do Anhangabaú e construções como Catedral da Sé, Viaduto do Chá, Teatro Municipal e Estação da Luz, terão a história, a construção e os diferentes estilos arquitetônicos estudados pelos participantes do projeto.
Por dentro da informática
Para incentivar o uso de novas tecnologias o projeto propõe o uso dos programas PowerPoint, Illuminatus – para o desenvolvimento de um site, software ou uma apresentação – ressaltando a cidade como centro turístico, onde quatro momentos de sua história serão lembrados no trabalho. A capacitação feita pelo projeto terá 40 horas e quatro núcleos de estudo e visitação.
Região por região
No Núcleo Sé, locais como o Pátio do Colégio, a Catedral da Sé e a Igreja do Carmo, serão os focos da discussão sobre o motivo pelo qual a cidade surgiu nessa região. No Núcleo Anhangabaú os objetos de estudos são o Viaduto do Chá juntamente com a Santa Ifigênia, o Teatro Municipal, e Shopping Light e Banespa. Já o Núcleo Luz tratará da Estação da Luz, Parque da Luz, Pinacoteca do Estado e Mosteiro da Luz. Por fim, o último pólo visitado pelos educadores será o Núcleo República, que estudará os Edifícios Copan e Itália, Praça da República, Casa Caetano de Campos e Largo do Arouche.
Após a caminhada os educadores vão revisar todo o trajeto trocando experiências. A partir daí a meta será construir uma das atividades dispostas no projeto de forma lúdica com o uso das salas ambiente de informática existentes nas escolas estaduais.