quinta-feira, 07/10/2004

Termina hoje prazo para adesão ao Saresp

Termina hoje, dia 7, o prazo para adesão da rede municipal e particular ao Saresp 2004. As escolas interessadas em aderir à avaliação têm até às 17h para se manifestarem. […]

Termina hoje, dia 7, o prazo para adesão da rede municipal e particular ao Saresp 2004. As escolas interessadas em aderir à avaliação têm até às 17h para se manifestarem. Todas as informações sobre a participação no Saresp podem ser obtidas no link abaixo.

O Saresp é o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Criado em 1996, avalia o ensino paulista de modo a obter informações que revelem os pontos fortes e os pontos fracos do sistema, identificando, com isso, o rendimento escolar dos alunos de diferentes séries e períodos e os fatores que interferem nos seus desempenhos.

Como a competência leitora permite viabilizar o acesso ao conhecimento em toda e em qualquer área do ensino, o Saresp avaliará as habilidades cognitivas de leitura e escrita desenvolvidas pelos alunos ao longo de cada série. Para tanto, utilizará dois instrumentos.

O primeiro consiste na aplicação de provas – 30 questões de múltipla escolha ou questões abertas, no caso das 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental – e redação – tipo narrativo-descritivo para o Ensino Fundamental e dissertativo-argumentativo para o Ensino Médio. O segundo instrumento é o questionário do aluno, por meio do qual são coletadas informações sobre suas características pessoais, seu contexto socioeconômico e cultural, sua trajetória escolar, suas percepções acerca dos professores e da gestão da escola, além de sua participação nos projetos da SEE.

Pela prova, é possível reunir dados sobre as capacidades de leitura e escrita do universo de alunos, desde as séries iniciais do ensino Fundamental até os concluintes do Ensino Médio. O questionário, por sua vez, irá ajudar a identificar os fatores que influenciam os resultados obtidos.

Os resultados subsidiam a tomada de decisão e o estabelecimento de políticas públicas no campo da educação no Estado de São Paulo. Reorientam também o trabalho pedagógico. Desse modo, a equipe escolar pode criar as condições objetivas para reinventar a prática escolar, promovendo novas situações de aprendizagem que possibilitem a superação do nível de desempenho alcançado pelos alunos no Saresp.